Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcus Mesquita

Foto: Marcus Mesquita

O Tocantins será representado por uma delegação composta por 16 paratletas na etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Paratletismo, competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que vale como classificatória para a fase nacional. Ao todo, os tocantinenses irão disputar medalhas em oito diferentes modalidades entre os dias 8 e 9 de abril, na pista do Centro Integrado de Educação Física (Cief), em Brasília. O início da viagem dos competidores aconteceu no final da noite de quinta-feira, 6, de Palmas, com uma parada do ônibus em Porto Nacional para o embarque de parte dos integrantes.

A equipe completa é formada pelos paratletas destaques das cidades de Araguaína, Arapoema, Palmas e Porto Nacional, municípios estes que têm participado, ativamente, na promoção e no desenvolvimento do paradesporto tocantinense por meio das Apaes. A única exceção é o projeto Reviver, que tem revelado grandes talentos neste contexto e, apesar de ter sede na Apae de Palmas, realiza um trabalho próprio e abraça paratletas de outros municípios, como o Ilquias Lopes, portuense que é a atual referência no Tocantins, vindo de recente medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em março, os quais disputou pela Seleção Brasileira.

Para Ilquias, atual campeão regional nas provas dos 100 metros, do salto em distância e do lançamento de dardo, a nova participação é uma chance de melhorar os índices já alcançados. “Eu estou com a expectativa de melhorar as minhas marcas nas três provas que vou disputar. Estou bem confiante e sei que o campeonato tem muita importância por causa disto, porque é uma oportunidade de me manter no topo do ranking”, disse o paratleta que representa a equipe Reviver, que na edição 2016 do regional do Circuito, também subiu ao pódio com Gleidiane Nunes [dois bronzes], Nábio de Souza [bronze] e Rhailma de Sousa [ouro].

Para a coordenadora do Reviver, Soraia Tomaz, ter conseguido viabilizar a viagem da delegação foi motivo de muita comemoração. “Estamos muito felizes pela oportunidade que estes garotos estão tendo de disputar esta renomada competição. Nossos paratletas do Tocantins estão mais amadurecidos, os nossos profissionais mais capacitados; inclusive, alguns destes já estão em Brasília, participando do curso para professores e técnicos oferecido pelo CPB. Nesta ocasião, é importante agradecemos às secretarias de estado de educação, esporte e lazer e de cidadania e justiça por apoiarem a delegação com o transporte. Agora, vamos torcer muito pelos nossos competidores”, ressaltou a profissional de educação física, lembrando que o ônibus e o motorista que realizam a viagem da equipe foram cedidos pelo governo do estado.

Delegação e modalidades

Tendo como chefe de delegação o fisioterapeuta Raphael Cota Couto, a equipe tocantinense conta, também, com os professores Carlos Cézar Nogueira, Rodrigo Paganella, Adriene Batista, Ivanes da Silva e Hamilton Costa.

Segue, agora, a lista completa dos competidores, as modalidades que virão a disputar, as classes que compõem e quais cidades representam:

- Araguaína:

. Cintya Nascimento: 400, 800 e 1.500 metros da classe T20;

. Edson Borges: 400, 800 e 1.500 metros T20;

. Natália Aguiar: arremesso de peso F20.

- Arapoema:

. Sérgio Ferreira: 100 metros T11.

. Dhionatan Nunes: 800 e 1.500 metros T20;

- Palmas:

. Gleidiane Nunes: 400 e 800 metros e salto em distância T20;

. Marilene Feitosa: 400 e 800 metros e Salto em distância T20;

. Nábio de Souza: arremesso de peso F20;

. Rhailma de Sousa: arremesso de peso F20.

- Porto Nacional:

. Adélia Braga: arremesso de peso F20;

. Breno de Sousa: salto em distância T20 e arremesso de peso F20;

. Delcimar Gonçalves: 400 e 800 metros T20 e arremesso de peso F20;

. Igor Pereira: lançamento de dardo e arremesso de peso F38;

. Ilquias Lopes: 100 e 200 metros T47 e lançamento de dardo F46;

. Karen Aires: arremesso de peso F20;

. Lorena da Silva: 100 metros T36, lançamento de dardo e arremesso de peso F36.