Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 1,6 milhão de petistas em todo o Brasil poderão participar do Processo de Eleições Diretas (PED) municipais do Partido dos Trabalhadores, que dá início neste domingo, 9 de abril, à fase decisiva do 6º Congresso Nacional Marisa Letícia Lula da Silva. Trata-se do processo de renovação do partido que vai acontecer em 4.109 municípios. Um total de 62.748 filiados se apresentaram para concorrer às direções do PT para os próximos dois anos.

A votação acontece em três fases: para a chapa de delegados estaduais, presidente municipal e chapa do diretório municipal. No caso de algumas capitais, há ainda o voto para os diretórios zonais.

Em 3.200 municípios a eleição será realizada com votação estadual e municipal, e um novo diretório municipal será eleito onde houver quórum. Além disso, em 909 municípios terão eleições apenas no nível estadual.

O voto é secreto e realizado das 9h às 17h. Os resultados serão contabilizados até o dia 11 de abril e devem ser informados às Executivas Estaduais até as 12h.

De acordo com a Secretaria de Organização, foram registrados 3.332 candidatos a presidente, 3.819 chapas para diretórios e 244 para as direções zonais. Além disso, 121 chapas se inscreveram para a eleição de delegados aos Congressos Estaduais.

O Processo de Eleições Diretas (PED) municipal é a principal ferramenta de fortalecimento da militância, das instâncias partidárias e do PT Nacional. As instâncias municipais organizarão, na data e no local do PED municipal, plenárias para debater a pauta do Congresso Nacional: cenário internacional; cenário nacional; balanço dos governos nacionais petistas; estratégia política e programa; funcionamento do PT e organização partidária, com exceção do tema PED.

Em vídeo divulgado para toda militância petista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca a importância de o petista ir votar e contribuir para o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores e o legado partidário.

Para Lula, 2017 é um ano importante, quando o partido vai recuperar sua imagem e dar uma resposta aqueles que, segundo ele, tentam, desde 2005, destruir o PT.

“Nós sobrevivemos, ganhamos 2006, 2010 e 2014. Queria falar com você, com seu coração e alma. Nunca esse País precisou tanto do PT como agora. Compareça em massa no seu município, vamos fazer um grande encontro municipal, depois um estadual, para um grande nacional, lavando a alma do povo trabalhador desse país e do povo petista”, diz o ex-presidente no vídeo.

Transparência

Esse ano o PED conta com ferramentas de participação da militância, garantindo mais transparência ao processo e facilitando a fiscalização por parte dos filiados. No site do Partido dos Trabalhadores estão disponíveis duas ferramentas: a primeira pesquisa da situação de cada filiado, por estado ou cidade. A segunda informa todas as chapas, candidatos e os locais de votação, também por cidade.