Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves Inscrições para o 2º Festival de Canoagem e Ecologia já estão abertas Inscrições para o 2º Festival de Canoagem e Ecologia já estão abertas

O Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, em parceria com o Instituto Araguaia e a Prefeitura Municipal de Caseara, informa nesta segunda-feira, 10, que já estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão e Caseara, no Parque Estadual do Cantão que será realizado, nos próximos dias 29 de abril a 1º de maio. Além de premiações em dinheiro e troféus, o evento também traz atividades em sua programação que vão acontecer na cidade. Alguns entretenimentos têm vagas limitadas, mas os interessados poderão se inscrever até durante o evento e acompanhar horário e o local de cada recreação na programação, também disponível no site www.naturatins.to.gov.br.

Neste ano, o cronograma do evento traz na manhã do sábado, 29, a oficina infantil ‘Fazendo Arte no Cantão e o material produzido fará parte da abertura do festival, no fim da tarde, com apresentação do ‘Peixinhos do Cantão’ e do Poema do Canoeiro, além da Orquestra Viva Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Ballet Clássico ‘Aurora e Crepúsculo do Cantão’. A festa continua a partir das 20h30, na pracinha de Caseara, com a apresentação da banda de rock ‘Jabutis Voadores no Cerrado em Chamas’.

No domingo, 30, bem cedinho os canoeiros vão iniciar um passeio a remo de aproximadamente de 28 km no rio do Coco e simultaneamente um passeio de voadeira será realizado até o encontro das embarcações no Circuito do Cega-Machado dentro do Parque do Cantão, onde todos vão confraternizar com um lanche. A programação segue com apresentação da Orquestra Viva Música, na sequência todos vão poder prestigiar a Dança da Quadrilha da Velha Guarda de Caseara e para finalizar a noite, a partir das 21h, o Forró Pereira dos Teclados, anima a festa em frente à Prefeitura.

E na segunda-feira, 1º de maio, às 7h terá início o Campeonato de Vôlei de Areia de Caseara e às 9h será dada a largada para a aguardada Corrida de Canoas Tradicionais, nas categorias individual, dupla e feminina.  No ano passado, a senhora Veldiz Araujo Pereira, garantiu a participação feminina na competição de canoas e foi vencedora da modalidade feminina, ganhando o troféu oferecido durante a comemoração de aniversário dos 18 anos do Parque Cantão.  As 11h30, pertinho do horário do almoço, o Forró Pereira dos Teclados mais uma vez vai animar o evento.

O gerente do PEC, Adailton Glória afirma que os durante três dias haverá várias atividades e os competidores classificados do 1º ao 3º lugar serão premiados. 

Evento

O Festival de Canoagem é um evento que envolve todos os visitantes em uma programação recheada de diversão, entretenimento e sensibilização ambiental. As inscrições estarão abertas durante o evento. Essa inciativa é uma realização do Instituto Araguaia, da Prefeitura Municipal de Caseara e do Naturatins por meio do Parque Estadual do Cantão, que conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Espaços da Rede e da Estação da Dança. Mais informações podem ser obtidas no e-mail pecantao@naturatins.to.gov.br ou no telefone.