Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O presidente do Plansaúde, Márcio Bandeira de Morais, recebeu nesta última terça-feira, 18, na sala de reuniões da Secretaria Estadual da Administração (SECAD) os presidentes do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO), Ricardo Martinez Camolesi; da Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO), Frederico Valadares;  o advogado do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), Hugo Moura, na presença do presidente da Prodent, Maurício Camisotti e sua equipe Tais Zanin e Rodrigo Rosolem Califoni, diretor de Operações, além da cirurgiã dentista Mariana Pinheiro Matias e administradora da Clínica, Jeza H. Xavier Marques. 

O Secretário Geferson Oliveira Barros que iria participar da reunião foi chamado pelo governador minutos antes da reunião, assim foi justificada sua ausência. Na pauta foram discutidos os assuntos relacionados aos problemas recorrentes da Prodent para com os Cirurgiões Dentistas prestadores de serviços do Plansaúde Odontológico. 

Os questionamentos foram incisivos por parte dos representantes da classe odontológica. Certo momento da reunião o presidente do Sicideto pediu a palavra e disse que o sindicato não aceitará mais os desmandos da Prodent, “ou resolveremos aqui e precisamos de respostas oficiais, ou reuniremos a classe para tomarmos outras medidas", disse o presidente do Sicideto Ricardo Camolesi.

O presidente citou que quando a Prodent ficou sem receber do Estado por seis meses, seu presidente o procurou e realizaram uma teleconferência, que resultou no pedido ao secretário para que resolvesse o impasse pois os cirurgiões dentistas estavam muito prejudicados com a situação, além dos usuários sem atendimento, pedido este feito por escrito e entregue pessoalmente por Ricardo Camolesi ao secretário estadual de Administração, Geferson Oliveira Barros. Segundo Camolesi, logo após a questão foi resolvida pelo secretário.

Ricardo Camolesi reclamou do tratamento dispensado da Prodent para com os ofícios enviados pelas entidades CRO-TO, ABO-TO e Sicideto. "Quando precisaram de nós as portas foram abertas, agora a Prodent demora três meses para responder a um ofício nosso", frisou. Já o presidente da Prodent, respondeu dizendo que não sabia se responderia as entidades ou a Secad, por isso a demora.

Crédito para a Prodent

O presidente do Sicideto argumentou dizendo que os três meses de outubro, novembro e dezembro os quais os usuários ficaram sem atendimento e os cirurgiões dentistas ficaram sem trabalhar e sem receber, a Prodent recebeu do Governo e isso ficou como crédito para a empresa visto que não houve despesas pois os atendimentos estavam bloqueados no site. “Nenhum cirurgião dentista conseguiu abrir nenhum procedimento nestes três meses, insisto porque também sou usuário", concluiu Ricardo Camolesi.

Segundo o presidente do Sicideto, a reunião foi pesada, “como teria de ser, iremos aguardar o ofício para tomarmos novas medidas, o que ficou de certo para mim é que a Prodent não mudará suas atitudes se a pressão deixar de ser feita, sua posição é de conforto e essa pressão não pode ser somente das entidades, os cirurgiões dentistas devem se conscientizar disso, como os usuários também; outra coisa que me causou espanto foi o fato da gestão do Plasaúde ter conhecimento do número excessivo de mais de cinquenta por cento de glosas até setenta por cento às vezes e só agendar uma reunião agora. Ou pensavam que os profissionais eram péssimos, que tenho certeza não é o caso, ou passou batido e a empresa faturou mole essa dinheirama toda, lembrando que em um contrato mensal de mais de R$ 1,1 milhão por mês, as glosas ficam todas para a Prodent, absurdo pensarmos que nenhuma providência foi tomada antes, sem contarmos os três últimos meses do ano passado que receberam sem autorizarem pelo site nenhum atendimento, digo três meses, é dinheiro público no ralo ou melhor no bolso de quem não tem nenhum compromisso com o Tocantins, vamos moralizar isso!" desabafou Ricardo Camolesi.

Reivindicações e Respostas

Dentre as reivindicações da categoria protocoladas com Tais Zanin, representante da empresa Prodent no Tocantins, estão elas, com as devidas respostas, que serão protocoladas no Sindicato: 

1 - Não exigir RX em restaurações Classe I, resposta: as fotos podem substituir; Dr. Hugo argumentou que existem normas que proíbem o uso excessivo de radiografias sem a real necessidade, e são consideradas infrações éticas;

2 - O RX escaneado não é visível por isso glosas aos procedimentos, providenciar outra forma de comprovação, resposta: o Cirurgião Dentista deve fazer a foto como manda o manual de instruções, uma foto adequada, os representantes dos trabalhadores argumentaram ''as regras do jogo foram mudadas no meio do jogo'', sem aviso prévio, que a comunicação esta muito falha, Dr. Ricardo solicitou que as mudanças sejam apresentadas previamente e que haja um prazo mínimo para aplicá-las, também pediu para que divulguem no site do Plansaúde, reivindicação acatada pelo presidente Márcio;

3 - Pagamentos de todos os RX realizados, ou fim de exigência de RX, resposta: a Prodent fará um levantamento para o aumento no valor do procedimento e inclusão do valor do RX no procedimento e o RX de diagnóstico será pago; As Cirurgiãs Dentistas presentes disseram que não recebem o RX realizado e que nunca ouve aumento no valor da tabela ou inclusão do RX nos valores dos procedimentos;

4 - Pagamentos de todas as primeiras consultas e consultas realizadas em urgências, resposta: a Prodent já paga incluido nos procedimentos, quem não recebeu terá um prazo até 15/05/2017 para recursos para os pagamentos, novamente o presidente do Sicideto disse que a maioria das reclamações são devido ao não pagamento da consulta inicial, Dr. Frederico argumentou que um retorno de consulta tem o prazo máximo de 15 dias e que após isso nova cosulta deve ser paga;

5 - Revisões mais ágeis das glosas, resposta: já existe um cronograma escrito no manual que é seguido; as Cirurgiãs Dentistas disseram que faturas entregues no mesmo pacote, as glosas foram de 90%; um valor a receber de mais de cinco mil receberam quatrocentos e poucos reais;

6 - Fim das glosas excessivas em procedimentos de Endodontia, pois quase ninguém mas faz procedimentos endodônticos devido a isso, resposta: será feito uma reavaliação dos casos, ficou claro pelo lado dos credenciados que muitos pararam de fazer tais procedimentos pois é um custo e investimento alto, com trabalho satisfatórios mas o excesso de glosas injustificáveis; 

7 - Aumentos nos valores da tabela com pelo menos a reposição de perda da inflação do ano anterior, resposta: as tabelas são individuais e diferentes de acordo com a necessidade da empresa, mas que apartir de agora por resolução da ANS os reajustes serão anuais; 

8 - Liberar restauração em resina de dentes posteriores, resposta: não temos no contrato do plano;

9 – O 0800 da Prodent é péssimo, o atendimento por várias vezes é inexistente e as ligações não completam, resposta: não é bem assim temos um controle e não temos reclamações, existe uma satisfação no serviço, o presidente do Sicideto solicitou ao presidente do Plansaúde que exija da Prodent um número de protocolo imediatamente no início das ligações como já existe nos calls centers das operadoras de telefônia, evitando o que é a reclamação recorrente, o profissional liga para reclamar e antes de concluir a ligação caí e tudo tem que ser repetido;

10 - Pagar em dia, havendo atraso, pagar multa e juros assim como está no contrato, resposta: já está no contrato;

11 - Assegurar o pagamento dos honorários independente do repasse do Estado, resposta: foi pontual o atraso pois empresa ficou sete meses sem receber do Estado.

Arquivos Anexos