Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Josy Karla

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na tarde desta sexta-feira, 25, representantes de sindicatos dos trabalhadores da saúde para tratar de alinhamento na Portaria 247/2018, que dispõe sobre o horário de funcionamento das unidades de saúde da rede estadual e a jornada de trabalho dos servidores.

A Portaria foi editada no final da Gestão anterior e não foi discutida com as entidades classistas que representam as diversas categorias dos trabalhadores.

A atual Gestão, em atendimento às reivindicações dos sindicatos, editou a Portaria 341/2018 que oportuniza, no âmbito da Mesa Estadual de Negociações Permanente do Trabalho no SUS, uma ampla discussão dos temas apontados pelos sindicalistas, assim como as ações de organização da jornada de trabalho. 

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem, Claudean Pereira Lima, disse que a reunião com a nova gestão foi um passo importante, ”Avalio esta reunião de forma positiva, pois evitamos um transtorno muito grande para os trabalhadores. Vimos uma nova gestão na Secretaria de Saúde que tem nos recebido e conversado, estamos satisfeitos com esta posição do governo para que possamos avançar”.

A presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO), Janice Painkow, também avaliou positivamente a primeira reunião, “Mostra que a gestão tem um compromisso com o servidor. Nós avaliamos que a mesa SUS é o espaço de diálogo para tratar com relação à carga horária trabalhada pelos servidores da saúde, é um ponto positivo”, afirmou.

O secretario da Saúde, Renato Jayme destacou a importância do diálogo “Ouvir os representantes dos trabalhadores é fundamental para construir um plano eficiente e que respeite os direitos dos trabalhadores. Precisamos garantir o funcionamento pleno das unidades de saúde do Estado com o objetivo de atender com qualidade os usuários do sistema de saúde”.

A primeira reunião entre a equipe da SES e os sindicalistas, realizada na tarde de hoje, contou com a participação das seguintes entidades: Sindicato dos Médicos no Tocantins (SIMED/TO), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (SINTRAS/TO), Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET/TO), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO), Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO), Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV/TO), Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Tocantins (SETO) e Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE/TO).

A próxima reunião da Mesa está prevista para o dia 7 de junho.