Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Uma das medidas trata da criação do Fundo Penitenciário Estadual (Funpes)

Uma das medidas trata da criação do Fundo Penitenciário Estadual (Funpes) Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha Uma das medidas trata da criação do Fundo Penitenciário Estadual (Funpes) Uma das medidas trata da criação do Fundo Penitenciário Estadual (Funpes)

Entre as matérias encaminhadas pela Mesa Diretora à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Tocantins nessa terça-feira, 25, constam as reedições de medidas provisórias que mantém a eficácia da revisão geral anual da remuneração dos servidores do Poder Executivo, criação do Fundo Penitenciário Estadual (Funpes), e prorrogam a redução da base de cálculo do ICMS para o óleo diesel e aos optantes do Simples Nacional.

Consta ainda a MP que altera a lei que criou a produtividade por desempenho dos servidores da Secretaria da Fazenda. O Governo pretende manter o benefício aos servidores que ocupem os cargos de secretário e subsecretário de Estado, presidente ou vice-presidente de autarquia, e ainda nos casos de licença para tratamento de saúde ou doença na família, maternidade, adoção ou para desempenho de mandato classista.

O projeto de lei do Governo do Estado encaminhado à CCJ propõe que servidores públicos civis participem de conselhos administrativo e fiscal de cooperativas. O projeto foi assunto de uma reunião nesta segunda-feira, 24, entre líderes cooperativistas e o presidente da Assembleia, deputado Mauro Carlesse (PHS), que, então, prometeu liberar o texto para as comissões.

Ao justificar a proposta na mensagem que acompanha o projeto, o governador Marcelo Miranda (PMDB) alega que servidores públicos federais estão liberados para o mesmo tipo de atividade desde 2008.