Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em 2016, alunos do Colégio João XXIII, de Colinas, chegaram à etapa final da olimpíada

Em 2016, alunos do Colégio João XXIII, de Colinas, chegaram à etapa final da olimpíada Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em 2016, alunos do Colégio João XXIII, de Colinas, chegaram à etapa final da olimpíada Em 2016, alunos do Colégio João XXIII, de Colinas, chegaram à etapa final da olimpíada

As escolas do Tocantins que ainda não se inscreveram para edição 2017 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) terão só até essa terça-feira, 2 de maio, para garantir a participação neste ano. As inscrições, encerrariam na última quinta, 28 de abril, mas foram prorrogadas. A ONHB é aberta para professores de história e alunos dos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e de todas as séries do ensino meio de escolas públicas e particulares.

A olimpíada é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem como principal objetivo promover o ensino de História incentivando o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos da história brasileira.

Em 2016, duas equipes do Colégio João XXIII, localizado na cidade de Colinas do Tocantins, conseguiram chegar à etapa final da olimpíada, sob a coordenação da professora Aletícia Rocha. Mais de 42 mil estudantes, de todo o País participaram da competição no último ano.  

A ONHB é composta por cinco fases realizadas de forma online pelas equipes formadas por um professor de história e três alunos. Cada fase dura uma semana. Após as etapas online, as equipes finalistas participam da grande final presencial, que ocorre na Unicamp, em Campinas-SP, nos dias 19 e 20 de agosto.

Para participar, as unidades de ensino devem acessar a página da ONHB na internet: olimpiadadehistoria.com.br . O valor da taxa de inscrição, por equipe, é de R$ 45,00 para as escolas públicas e de R$ 90,00 para escolas particulares.