A organização da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017) prepara a programação no “Portal da Aquicultura e Pesca” para os visitantes e produtores nos cincos dias de realização da feira. Considerada a maior feira do setor da região Norte do País, acontece de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Uma das atrações é a montagem de dois modelos de Unidades Demonstrativa de Aquaponia, sistema consorciado para a criação de peixe e produção de hortaliças. Neste sistema, os peixes nativos como o tambaqui, caranha e pintado podem ser criado, aliando a produção de hortaliças como: salsa, couve, alface, entre outros produtos. A unidade pode ser instalada num espaço que varia entre 500 litros a 30 mil litros de água. O sistema é desenvolvido por técnicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Para o diretor de Aquicultura e Pesca da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Alexandre Godinho, a intenção é mostrar aos produtores a versatilidade da produção do peixe para o consumo. “Portanto, mostrar ao produtor e, automaticamente ao consumidor as possibilidades de peixes criadas no Estado, e assim, desenvolver, ainda mais, uma cadeia produtiva de criação de peixe forte e sustentável no Tocantins”, ressaltou.
No Portal acontecerá ainda o torneio de pesca esportiva, de arremesso de isca artificial, palestras e ainda serão comercializados produtos da pesca e aquicultura como: tanques-rede, alevinos, ração e, ainda produtos culinários derivados da carne de peixe (salgados e petiscos).
Torneios
No dia 13, das 9h às 15h, ocorre o II Torneio Tocantinense de Pesca Esportiva em Caiaques. Serão premiados os três primeiros colocados no torneio. Também no dia 13, às 11h, acontece o V Campeonato Tocantinense de Torneio de Arremesso de Isca Artificial.
Palestras
Na programação acontecem as palestras voltadas para diversos temas: Aquaponia: Alternativa Sustentável para Produção de Alimentos; Pesca Esportiva no Tocantins; A Integração entre a Piscicultura e, por último a apresentação da Pesca Esportiva no Rio Araguaia, realiza em 2016, numa parceria entre a Seagro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Natureza do Tocantins e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).