Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Secretário Ridoval com os empresários que vão expor seus produtos na Agrotins Secretário Ridoval com os empresários que vão expor seus produtos na Agrotins

A Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) vai levar para a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins/2019), produtos alimentícios oriundos das Indústrias do Tocantins como temperos, óleo e derivados do coco babaçu, biscoitos, sorvetes, polpas de frutas, café, rapadura,  cachaças e licores, dentre outros. Além de empresas voltadas a outros segmentos como energia renovável, novas tecnologias e transporte.

Os detalhes da participação de cada uma das empresas foram acertados, na tarde desta última quarta-feira, 24,  em reunião na sede da pasta. Na ocasião, o secretário Ridoval Darci Chiarelo, acompanhado  de técnicos,  apresentou a estrutura do Galpão Empresarial que  será montada para a exposição  dos  produtos.

Do total de 1.200 m² destinados ao espaço empresarial, 135m² estão reservados para a exposição de produtos industrializados no Tocantins.  Foi repassada ainda aos expositores, que além da estrutura física, o Governo do Estado também está elaborando toda a comunicação visual do espaço que foi pensada para atrair os visitantes.

“Estamos muitos felizes em poder contar com a participação de vocês na Agrotins, e tenho a certeza que o evento vai ajudar a impulsionar a divulgar o negócio de cada um aqui, esta é a nossa proposta e estamos trabalhando para isto”, afirmou o secretário.

A Secretaria da Indústria e Comércio também conta como parceira do evento, as instituições que compõem os Sistema Fieto, Faet/Senar, Fecomercio, Sebrae, Sest/Senat,  além das Organização das Corperativas Brasileiras (OCB)  e do  Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). As instituições estarão dentro do galpão empresarial apresentando serviços/produtos, inovação e tecnologia

Expectativa expositores

O proprietário da indústria de Temperos e Condimentos L”Mark, Matias Lima Ribeiro, vai participar da feira pela primeira vez, apesar de estar há 20 anos no estado. Ele aposta na realização da Agrotins para ajudar a divulgar seus produtos no mercado local.

“Apesar de muito comercializado na cidade, a maioria dos clientes não sabem que os temperos produzidos aqui, com a mão de obra local, são genuinamente tocantinenses”, explicou.

A indústria que, está Instalada no Bairro Jardim  Aureny III,  conta com um mix de 137 produtos, entre temperos e condimentos. Além  de ser comercializada no estado, a produção também já está sendo  vendida no Pará, Bahia e Sul do Maranhão.

 Amor perfeito

A comerciante do município de Natividade, aproximadamente 230 km de Palmas, Lívia de Cerqueira Nunes da Silva, de 45 anos, filha de Ana Benedita de Cerqueira e Silva (dona Naninha), criadora do biscoito “Amor Perfeito”, um dos sabores mais tradicionais do Estado, será uma das expositoras do galpão.

Segundo Lívia, a expectativa é que, este ano, as vendas melhorem em relação a 2018. “Esperamos atingir também as pessoas de outros Estados com o nosso produto”, disse confiante a comerciante que participa há 12 anos da feira.

Agrotins

Com o tema “Agronegócio de Atitude Sustentável”, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), será realizada em uma área de 70 hectares, de 7 a 11 de maio, no Parque Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional, com previsão de realizar um volume de cerca de R$ 2 bilhões e negócios.