Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Teve início nesta última segunda-feira, 1° de maio, em Ribeirão Preto (SP), a 24ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. O Estado do Tocantins está presente no evento, que é considerado um dos três maiores do mundo no segmento e o maior da América Latina. Esta é uma oportunidade de mostrar que os investimentos feitos no Estado resultam em retorno financeiro expressivo, sendo uma das vantagens de investir no Estado em relação às demais regiões do país. A feira é uma das principais vitrines das novidades da cadeia produtiva do setor e reúne expositores e visitantes tanto nacionais quanto estrangeiros, além de empresários, compradores e produtores rurais de pequeno, médio e grande portes do Brasil e do exterior.

No estande do Tocantins, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) atende, ao longo da semana, os visitantes interessados em conhecer as características e alternativas para investimentos, oferecendo informações com o propósito de mostrar o Estado como uma oportunidade viável e em crescimento, com capacidade de receber empreendimentos de qualquer setor econômico, seja para criação, expansão ou ampliação de projetos.  

Na abertura oficial, o presidente da Agrishow 2017, Fábio de Sales Meireles, destacou a importância do setor agropecuário para a economia brasileira e enfatizou a Agrishow como vitrine do agronegócio no Brasil e no mundo. Para ele, o espaço possibilita demonstrar a evolução e consolidação deste ramo econômico.

Presente ao evento, o ministro da Agricultura, Blairo Magi, lembrou que a agropecuária é a área que mais contribuiu para a economia brasileira nos últimos anos e destacou a forma sustentável com que se desenvolve a agricultura no Brasil. "O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, utilizando apenas 8% de seu território para este fim. Somos eficientes na agricultura e precisamos e queremos continuar sendo um país que alimenta a sua população e ainda exporta para atender outros países do mundo" disse o ministro.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também esteve presente na abertura oficial da feira, assim como representantes das entidades organizadoras e parceiros diversos, lideranças políticas, representantes de consulados de diversos países e nomes de destaque do ramo do agronegócio brasileiro.

A Agrishow 2017 se estende até sexta-feira, 5. São realizadores da feira as seguintes entidades: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), e Sociedade Rural Brasileira (SRB).

No local, os visitantes se deparam com o que há de mais moderno, em termos de tecnologia para o setor do agronegócio, tanto equipamentos quanto softwares, aproximando produtores rurais, profissionais e empresas que compõem esta cadeia produtiva.

Negócios

De acordo com a organização do evento, em 2016 a Agrishow alcançou um volume de negócios da ordem de R$ 1,95 bilhão, superando os R$ 1,9 bilhão negociados em 2015. A feira conta com 800 marcas expositoras e expectativa se receber em torno de 150 mil visitantes.