Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Por intermédio do vereador Zezinho da Lafich, a senadora Kátia Abreu (PMDB), foi convidada a discutir assuntos pertinentes ao município de Gurupi/TO, na última sexta-feira (6), na Câmara Municipal. Secretários de governo do prefeito Laurez Moreira (PSB), lideranças locais e oito dos 13 vereadores da Casa estiveram presentes na reunião. Na pauta os parlamentares solicitaram da senadora, a destinação de recursos do Orçamento da União para a Pavimentação da TO-365, que liga a cidade de Gurupi ao povoado Trevo da Praia e estende até a cidade de Ipueiras/TO. Requereram também emenda parlamentar ou de bancada, para melhorias do Ginásio de Esportes Idanizete de Paula, que está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde 4 de outubro de 2013. Os vereadores também solicitaram o empenho da senadora junto ao Governo do Estado para retorno da construção do novo Hospital Geral de Gurupi que tem suas obras paralisadas.

O vereador do PMDB, Ivanilson Marinho, iniciou a reunião fazendo uso da palavra e comentou que o Poder Legislativo tem recebido inúmeras cobranças sobre a interdição do maior Ginásio da cidade e que a paralisação tem prejudicado a prática esportiva no município, acrescentou que o Ginásio era utilizado ainda para realizações de eventos, “Desde 2013, encaminhamos ofícios para Secretario, ofícios para Governo do Estado, solicitamos emenda parlamentar da deputada Josi (Nunes). As igrejas utilizavam o Ginásio de Esportes para atividades religiosas, temos quatro anos com o Ginásio parado, vamos para o quinto ano, o recurso para liberar o Ginásio de Esportes é de 350 mil reais. Todos que praticam Esportes hoje estão usando quadra de Escola Pública, quadra de Escola Particular, porque o Ginásio da cidade que é administrado pelo Governo do Estado está parado”, ratificou o vereador.

Segundo Ivanilson, de acordo com as informações prestadas pela Secretaria Estadual de Saúde, após requerimento de autoria vereador André Caixeta, as obras do novo Hospital estão paralisadas por falta de repasse pelo Governo do Estado no importe de R$ 1.558.486,36 (Um milhão, quinhentos e cinquenta e oito mil, quatrocentos e oitenta e seis reais e trinta e seis centavos), conforme ofício nº 0476/2017/SSG.

Kátia Sobre Laurez

Argumentando na tribuna, o presidente do GurupiPrev/IPASGU, Gutierres Torquato, representante do prefeito Laurez na reunião, enfatizou que uma das particularidades de Kátia, e que é extremamente importante para os políticos na construção do Estado do Tocantins, é que ela não reforça questões partidárias, mas coloca em discussão as questões de  interesses da cidade.

Após a fala de Gutierres, a senadora Kátia Abreu esclareceu que não apoiou a Laurez nas eleições municipais , “agradeço ao Gutierres que está aqui representando o Laurez, e aproveito para dizer a todos vocês com muita humildade, que não apoiei o Laurez, sempre tivemos dificuldades, tivemos sempre em eleições juntos, mas sempre tivemos alguns certos atritos, nunca chegamos a dar nenhum beliscão no outro, mas sempre tivemos dificuldades. Não apoiei o Laurez, apoiei o Mauro Carlesse, você se lembram disso, e o Laurez ganhou as eleições. E quando eu cheguei no Ministério da Agricultura, já estava em minha cabeça que o Laurez de fato, estava fazendo uma boa administração, se tem uma coisa que não sou, é falsa. Estamos produzindo no Tocantins Bons líderes, tem prefeitos fazendo muito mais bonito que o Governo do Estado, e o Laurez é exemplo disso”, disse a senadora.

Durante o final de semana Kátia Abreu ainda cumpriu agenda na cidade, visitando os ex-vereadores Dr. Macedo e Walter Júnior.

Confira abaixo as falas da senadora Kátia Abreu, divididas por temáticas.

Gestão do Município de Gurupi

“Em Gurupi o prefeito Laurez equipou os Bairros, equipou com quê? Com creches, com Posto de Saúde, e asfalto. Em todos os lados, em todos os lugares, em todos os bairros praticamente. Ainda falta coisa para fazer? Precisa sim, têm muita rua sem asfaltar e eles sabem disso, agora o que é mais penoso para prefeitura, é o custeio desses equipamentos. O custei da Creche, o custeio do Posto de saúde, o custeio da Escola, tudo isso é muito pesado.

Na saúde para você ter uma ideia, por volta dos anos 90, a união entrava com 70% o Município entrava com 7%, hoje a União está entrando com 45% e o Município com 30% isso é a média nacional hoje. Então houve um desequilíbrio muito grande, e as Prefeitura estão penalizadas, não é nem com relação as obras e asfalto, é custeio para manter a saúde do município.

Agora mesmo o Governo do Estado, deixou de repassar para a Prefeitura de Gurupi, 5 milhões de reais,  e está devendo. Que mágica que o prefeito vai fazer se o Governador não paga nem o que é devido, porque isso é apropriação indébita, isso é recurso obrigatório”.

Hospital Regional de Gurupi

“Gente dá para escrever um livro, eu vou dar nomes aos bois. Não estou brincando com ninguém, lá no Governo Siqueira quando consegui o dinheiro com a Dilma, foi um empenho de 16 milhões e um de 35 milhões, a Dilma não deu só de boca o empenho não! Ela mandou depositar o dinheiro na conta. Nós demoramos por displicência e irresponsabilidade, não construiu o hospital há cinco anos para não me dar prestígio, isso é desumano.

Enfim, licitou o hospital, e a obra vem se arrastando, agora pelo amor de Deus, dizer que falta 1 milhão para retomar a obra! Tem 25 milhões de reais aplicados na conta do Estado, exclusivamente no hospital, qual é o motivo que essa obra está parada? E como ela demorou muito, o empreiteiro cruzou os braços e está dizendo o seguinte, ou me dá um aditivo, ou não faço a obra, tudo bem! Para tudo existe regras e normas. Fui atrás do Ministro da Saúde para solucionar o problema, porque 35 milhões rendeu um dinheirão, eu não sei quanto tem aplicado, mas dá para pagar o aditivo que o homem quer”.

Ginásio de Esportes

“Esse Ginásio é do Governo do Estado, 350 mil não é dinheiro para Brasília, isso é bobagem para arrumar esse dinheiro lá. Agora se vocês estão vendo 35 milhões de reais na conta, para fazer um hospital. Imagine se ele (Governo) vai dar alguma importância para que esses 350 mil reais venham para consertar o Ginásio de Esportes de Gurupi, não há hipótese de dar certo!”

Trevo da Praia

“Temos uma ótima oportunidade, agora o PMDB tem três vagas na Comissão de Orçamento em Brasília, eu serei a Relatora Setorial da Integração Nacional, no Ministério da Integração Nacional. Que vantagem tem isso? A relatora tem a caneta, para organizar o orçamento daquela pasta, O que eu já fiz? Sem ainda ser nomeada, liguei para o Laurez, para o (Ronaldo) Dimas – prefeito de Araguaína; (Moisés) Avelino - prefeito de Paraíso do Tocantins; Joaquim Maia, prefeito de Porto Nacional, quais são os projetos que vocês tem? Perguntei,  para eu trabalhar nessa condição, para eu fazer as trocas republicanas, vamos reorganizar o orçamento? Precisamos disso, disso e disso, então eu vou me concentrar para quem se manifestou, que foi o prefeito Dimas e o prefeito Laurez. Nesse projeto criei uma alternativa para o Laurez de 30 milhões de reais, para eu trabalhar. Nós colocamos no orçamento e vamos liberando os recursos parcialmente”.

Duplicação da BR 153

“A outra coisa que podemos fazer e que votamos na última quarta-feira, 3, foi a medida provisória de caducidade que já vai para o presidente sancionado, que autoriza a tirar a Galvão Engenharia da BR 153, a empresa que tinha ganho a licitação.

A Galvão ganhou a licitação para fazer a duplicação da BR 153 de Anápolis a Aliança do Tocantins, ela estava envolvida na (operação) Lava Jato e foi excluída dos financiamentos. Então ela paralisou a obra e não podia continuar. Então agora a partir de agora, o Governo Brasileiro está autorizado a fazer a nova licitação rapidamente para começar a fazer a duplicação. Ah! Vai demorar muito tempo Kátia? Uma licitação dessa magnitude ela vai demorar uns quatro meses para finalizar.

A Galvão até a outra assumir ficou obrigada a fazer a operação tapa-buraco e manter ativo e funcionando o canteiro de obras”.

Sobre Suas Raízes

“Não tem como eu vir a Gurupi e um filme passar em minha cabeça, por lembra de tudo de onde eu vim e como tudo começou, quem não tem raiz não dá fruto. Lembrar de nossas raízes e algo espetacular, quem poderia imaginar na vida, eu Kátia, poderia imaginar que de uma situação trágica, de uma viuvez tão jovem, eu pudesse chegar aonde eu cheguei.

Quando as pessoas me entrevistam nesse Brasil a fora, às vezes querem fazer meu perfil, a primeira pergunta que eles fazem; Como a senhora chegou até aqui? O que a senhora fez para chegar aqui? Eu digo com muita clareza, sem o menor constrangimento, porque tem gente que tem vergonha de falar de Deus, quer falar de Deus só sozinho, de preferência no quarto e escuro, eu falo que é uma habilitação do Espírito Santo de Deus, que fez com que eu chegasse aqui.

Quando chego em Gurupi, fico me lembrando dessas histórias, quando iniciou a reunião e as falas começaram, eu comecei a me lembrar de tudo isso, então foi de uma viuvez ao Sindicato Rural, a Federação da Agricultura, a Confederação nacional da Agricultura, Deputada Federal, Senadora da República, Ministra de Estado do Brasil, e devo muito a essa cidade, Gurupi”.