Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva

Aproveitando o espaço da Feira Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) está realizando um trabalho de divulgação e mobilização para o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, que terá início no próximo dia 23 de maio.

Em reunião com representantes de instituições financeiras, a equipe da Seden, sob o comando do secretário Alexandro de Castro Silva, apresentou a proposta do Fórum e destacou a importância da participação das mesmas.  Isso porque na programação do evento há uma parte voltada exclusivamente para o empresário, para tratar da questão do acesso ao crédito, por meio de uma mesa redonda, da qual participarão as instituições financeiras e de fomento. Também estão previstas rodadas de negócios.

Conforme o secretário, o propósito é que os bancos possam mostrar as linhas de crédito disponíveis às empresas para fomentar o desenvolvimento produtivo e econômico das regiões. Da mesma forma, é uma oportunidade de estabelecer ou fortalecer uma relação entre estas instituições e os gestores municipais, muitos dos quais tomaram posse no início deste ano.

Geanny Pinheiro, gestora pública e assessora de Desenvolvimento Econômico da Seden, integra a coordenação geral do evento e explicou que a participação dos agentes financeiros vem ao encontro do objetivo geral do fórum, que é criar um ambiente de diálogo com aqueles que tem a responsabilidade de gerir soluções práticas e viáveis ao crescimento econômico local e ao fortalecimento econômico regional. Ela lembrou que muitos bancos não dispõem de agências ou não têm uma atuação direta em municípios do interior do Estado e que, por esta razão, o Fórum servirá como elo.

A reunião  contou com a participação também do superintende de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro; do diretor de Desenvolvimento Estratégico e de Atração de Investimentos, Paulo Mendonça; e do gerente de Atração de Investimentos, Alan Rickson de Araújo.

Sobre o Fórum

O Governo do Estado, por meio da Seden e parceiros, vai promover uma série de fóruns regionais com prefeitos, secretários municipais, empresários e representantes de diversas entidades estaduais. O objetivo do Fórum de Desenvolvimento Econômico é estreitar o diálogo e intercâmbio entre os atores locais, na busca de promover o desenvolvimento econômico do Tocantins.

No intuito de contemplar os 139 municípios, o Estado foi dividido em cinco regiões, e cada uma dessas regiões terá uma cidade sede. O primeiro município a receber o encontro, nos dias 23 e 24 de maio, será Guaraí.