Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Estudantes das quatro escolas da Rede Estadual de Ensino que desfilaram nesse sábado, 20, nas comemorações do aniversário de 28 anos de Palmas, levaram para a avenida alguns projetos desenvolvidos nas unidades escolares e mostraram aspectos culturais, políticos e econômicos da Capital.

Os 300 alunos do Colégio da Polícia Militar encantaram o público pela disciplina, respeito e compromisso com a aprendizagem. A unidade escolar mostrou que é uma das melhores instituições de ensino pública do Estado, que 100% dos seus alunos matriculados na última série do ensino médio se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e que em anos anteriores, a escola obteve destaques nas olimpíadas escolares e nas provas do Enem.

O Centro de Ensino Médio Taquaralto mostrou a evolução da fanfarra. Wellinton Beserra Borges deu um show de coreografia e apresentou uma Palmas que oferece o melhor no esporte e nas opções turísticas, com destaque para a praias e rios.

O Colégio Estadual São José mostrou seus trabalhos realizados na Sala de Recursos, com o Programa Novo Mais Educação e Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). E  levou para a avenida, a fanfarra e como temática apresentou o comércio, o funcionalismo público, o Palácio Araguaia, o ecoturismo e os diversos tipos de esportes praticados na Capital. A instituição de ensino fez referências as quadrilhas juninas e ao projeto de revitalização das hortas escolares.

A Escola Estadual de Tempo Integral Vila União mostrou que além da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, conta com a fanfarra Soraia de Medeiros e mostrou em suas alas, os escritores tocantinenses e os cantores regionais.

Escolas municipais

Desfilaram nas escolas municipais cerca de 900 alunos, que apresentaram a riqueza cultural de Taquaruçu, com suas apresentações de circo, seu festival gastronômico e suas cachoeiras.

Teve escola que levou uma réplica dos 14 Bis, lembrando a grande contribuição de Santos Dumont e destacou a evolução ocorrida no aeroporto de Palmas que atualmente opera com linhas para várias cidades. As escolas mostraram as manifestações artísticas criadas durante as aulas.

Depois teve o desfile motorizado com a participação da Guarda Metropolitana, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Polícia Militar.

As lições do desfile

O estudante Lucas Mendes, 14 anos, aluno do ensino fundamental do Colégio Estadual São José, disse que estava feliz em participar do desfile e destacou as lições que a população pode aprender com as apresentações. “Vendo o que vamos apresentar, as pessoas aprendem a ter mais respeito pelo outro”.

A estudante Karol Gomes dos Santos, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Taquaralto também falou do sentimento em desfilar. “É maravilhoso, quero aproveitar o máximo esse último ano que estou na escola”, frisou.

Isabella Valentina, 16 anos, aluna do CEM Taquaralto, comentou que é um momento de mostrar o que acontece nas escolas.  E a estudante Ingred Hellen, 15 anos, falou da alegria de desfilar no aniversário de sua cidade. “Aqui está sendo uma oportunidade das pessoas conhecerem melhor as escolas e seus projetos”.

Oportunidades para as escolas

A professora Wanessa Zavarese Sechim, secretária da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, que no ato representou o governador Marcelo Miranda, destacou a oportunidade das unidades escolares mostrarem as ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades em cultura, esportes. “Esse momento é importante porque o aluno estuda com antecedência as temáticas que vão apresentar e com isso aprendem a valorizar a cultura e a história de Palmas. E ao mesmo tempo, as escolas têm a oportunidade de divulgarem seus projetos e ações, principalmente o excelente trabalho das fanfarras”, ressaltou.