Esporte

Foto: Maria Amélia Castro Alves

A exemplo do que ocorreu na temporada 2016, com o título estadual invicto, a equipe Palmas Judô Clube (PJC) segue sem derrota em uma etapa do Campeonato Tocantinense de Judô. A última vitória aconteceu no último sábado, 20, na quadra da Escola Municipal Padre Josimo, em Palmas, na 3ª etapa do estadual, quando a PJC conquistou 35 medalhas de ouro, 10 de prata e 15 de bronze. A segunda colocação ficou a Guerra/Sesi (15; 8; 6), seguida pelo Sesc (14; 6; 5), Cemil do Corpo de Bombeiros (11; 7; 11), Kodokan/Paraíso (7;3;1), Araguaína/Aocam (6;5;1) e Dom Bosco (uma prata).

De acordo com o líder da PJC, Sensei Celso Galdino, esta foi a etapa com mais atletas participantes e melhor nível técnico no ano. “Todas as equipes contaram com um elevado número de atletas; nós mesmos inscrevemos bastante competidor novo nas categorias Sub-11 e Sub-13. Ao todo, foram 215 inscritos e foi nítida a melhoria dos nossos atletas, assim como é visível a evolução das outras academias, tanto em quantidade quanto tecnicamente, o que elevou o nível da competição. Como somos o alvo a ser batido, isto provoca uma rivalidade muito sadia, que só faz elevar a qualidade das lutas”, explicou o faixa preta 5º Dan.

II Copa PJC

A próxima etapa do Tocantinense acontecerá no dia 24 de junho, no Colégio Ulbra, em Palmas, com a realização da II Copa Palmas Judô Clube de Judô. Assim como na primeira edição, o torneio será interestadual, com a previsão de participação de academias de Goiânia, Maranhão, Pará e do Distrito Federal. Estima-se que o número de inscritos na competição ultrapasse 300.

Além do atrativo de ser a maior etapa no Tocantins, sendo a única envolvendo outros estados, a II Copa PJC de Judô contará com a presença do Sensei Paulo Duarte, faixa coral 6º Dan, referência na formação de atletas, como o campeão olímpico Rogério Sampaio e o duas vezes medalhista de bronze em Jogos Olímpicos, Leandro Guilheiro, dentre outros integrantes da seleção brasileira masculina e feminina.

Na ocasião, Sensei Paulo Duarte ministrará a palestra “O treinamento de Judô sob novas perspectivas”. Segundo o próprio palestrante: “a palestra aborda a utilização da Física Quântica aplicada ao Judô como forma de aperfeiçoamento em duas áreas distintas, a saber: a) eliminação de traumas, condicionamento, crenças e padrões mentais; b) transmissão de conhecimento”. (Ascom Total)