Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla

“Estou aqui porque acho que esta é uma forma muito importante de ajudar o próximo. Amanhã pode ser eu ou alguém da minha família. A gente nunca sabe quando pode acontecer um acidente e se já tiver sangue no estoque é bem melhor”. Com esta consciência, o gerente de avaliação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Alex Faria, realizou sua 20ª doação de sangue na tarde desta terça-feira, 20, na unidade móvel do Hemocentro que está localizada em frente a Secretaria de Estado da Saúde.

Alex foi um dos servidores que compareceram em mais uma ação da Campanha Junho Vermelho, que visa aumentar o número de doações de sangue em todo o Estado. Além de veteranos, como o gerente de avaliação, alguns novatos também apareceram para trilhar o caminho da solidariedade.

Com sangue O-, considerado raro, a assistente administrativo da Secretaria de Saúde, Tayrine Lopes dos Santos, disse empolgada: “sempre tive vontade de doar, mas com a rotina é muito difícil ir até o Hemocentro e com a unidade na porta da Secretaria ficou muito fácil. Estou muito contente em poder ajudar alguém”, destacou.

E quem não conseguiu doar sangue, realizou o cadastro para doação de medula óssea. “Já tinha doado uma vez, mas por que caí e ralei o pé, hoje não pude doar. Mas não dei viagem perdida, aproveitei que já estava aqui e fiz o cadastro para doação de medula óssea, que também é muito importante para salvar vidas”, afirmou a médica veterinária, Bilga Lima dos Santos Puco Xavier.

Segundo a gerente de Captação de Doadores, Denis Gomes, a unidade móvel do Hemocentro ficará até quinta-feira, 23, recebendo doações de servidores públicos estaduais. “A nossa expectativa é boa, uma vez que o grande empecilho é a dificuldade que os servidores tem de ir até o Hemocentro para fazer suas doações”, enfatizou.

A Hemorrede do Tocantins possui mais 141 mil doadores de sangue cadastrados e em 2016, 31.671 (candidatos à doação) compareceram as unidades da Hemorrede, destes, 22.784, estavam aptos a doação.

Próximos locais

A unidade móvel estará em frente a TerraPalmas nesta quarta-feira, 21, a partir das 12h30. Na quinta-feira, 22, o ônibus atenderá aos servidores na porta da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e na sexta-feira, 23, a população pode realizar suas doações no Resolve Palmas, em Taquaralto.

Doadores

O candidato a doador de sangue precisa ter de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto. Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso apenas ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).