Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) cobrou do Ministério da Integração Nacional a retomada da construção do barramento do Rio Arraias, obra fundamental para levar segurança hídrica e desenvolvimento da região Sudoeste do Tocantins.

Kátia Abreu enviou nesta quarta-feira (21) ofício ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, no qual questiona o planejamento da pasta para retomada do empreendimento, paralisado em 2009 após embargo do Tribunal de Contas da União (TCU). Na época, o órgão detectou diversos indícios de irregularidades, como sobre-preço, superfaturamento e deficiência de projeto.

No ano passado, porém, o TCU reviu a condição do empreendimento e permitiu que, após análise técnica e jurídica, o ministério celebre novo convênio com o governo do Tocantins. Na época em que foi embargada, há oito anos, a obra estava 55% concluída, de acordo com o tribunal.

A barragem permitirá acumular água no alto vale do rio Arraias e formar uma lâmina d’água de 400 hectares, tornando o curso do rio perene durante todo o ano. Além de garantir o abastecimento da população local, a água também poderá ser usada para fruticultura, irrigação, produção de peixe e criação de pequenos animais.

“O barramento vai transformar a paisagem da região do ponto de vista econômico e social, reduzindo o sofrimento da população que sofre todos os anos com a estiagem. É uma geração de riqueza e uma abundância que só a água traz”, disse a senadora Kátia Abreu, que visitou a área na semana passada.