Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Estão confirmados cerca de 200 expositores durante a Feira de Negócios de Palmas, Fenepalmas 2017. A 22ª edição espera receber 50 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 50 milhões de reais em volume de negócios. Esses números expressivos foram divulgados durante o lançamento oficial da feira, que aconteceu nesta última quinta-feira, 29, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), em Palmas.

O lançamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) reuniu autoridades, lideranças políticas, representantes de entidades da indústria e comércio e a classe empresarial. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, destacou que fortalecer a economia é a medida primordial do Governo do Estado, para que possa gerar emprego e renda.

“O governador do Estado, vem buscando atrair novos empresários e investimentos. E a Fenepalmas vem para despertar o empreendedorismo local. A feira já está consolidada e a prova disso é a mobilização durante o lançamento”, frisou.

Dentro da edição deste ano, o Sebrae Tocantins será parceiro da Acipa. Será realizada a Feira do Empreendedor, que acontece a cada dois anos. A intenção é oferecer um conjunto de tecnologias e capacitação para orientar os empreendedores que poderão ainda conhecer oportunidades promissoras de negócios.

“Nós do Sebrae Tocantins, estamos nos mobilizando para fazer desta edição a melhor Fenepalmas de todos os tempos. Nos unir a Acipa foi uma jogada de sucesso para que juntos possamos oferecer informações valiosas para os segmentos de indústria e comércio do Tocantins, destacou  Omar Hennemann, diretor superintendente do Sebrae Tocantins , durante apresentação do projeto Feira do Empreendedor 2017.

Na programação estão previstas a realização do Fenepalmas Show do automóvel com condições exclusivas no dia do evento, festival de noivas, Tocantins Beauty Hair, espaço gastronômico, ciclo de formação empresarial, e as alamedas imobiliária, do turismo, comércio exterior, indústria, comércio e serviços. 

O presidente da Acipa, o empresário Thiago Rosa, reconhece que o cenário econômico está instável. Entretanto, aposta no empreendedorismo para que a economia volte a crescer.

“Escolhemos o tema “Empreender sem Fronteiras”, porque acreditamos no potencial do setor empresarial e industrial do nosso Estado. Estamos nos preparamos para realizar uma Fenepalmas completa em todos os sentidos”, acrescentou.

O presidente da Acipa também incentivou a classe empresarial a não olhar para crise, mas para as oportunidades que podem surgir com as dificuldades. “A Fenepalmas é uma oportunidade para empreender e inovar. Estamos confiantes no sucesso do evento, tanto com relação a público como também em negócio, pois já estamos com 70% dos estantes vendidos”, informou.

Durante o lançamento, o prefeito Carlos Amastha, destacou que a Fenepalmas foi pioneira na Capital e que a prefeitura é parceira na realização do evento. “Precisamos retomar o crescimento, fortalecendo o setor com condições para isso. Acredito que a Fenepalmas será a oportunidade ideal para consolidar esse propósito”, destacou.

A senadora Kátia Abreu, presidente da Faet, presente no lançamento reforçou que vai apoiar integralmente o evento, e que está mobilizando câmaras do comércio exterior para participar da feira. “A Fenepalmas será o novo ânimo para fortalecer o Matopiba. O espaço também será importante para debater o código tributário do Tocantins que precisa se modernizar. E também para tratar sobre o financiamento do Fundo Constitucional do Norte, FNO. A Fenepalmas terá a presença do setor como um todo, por isso, tratar desses assuntos é de suma importância”, frisou.

Fenepalmas

A Fenepalmas será realizada de 22 a 26 de agosto no Centro de Convenções Parque do Povo em Palmas.  A feira promovida pela Acipa, conta com parcerias de diversas instituições e órgãos que estimulam o crescimento e fortalecimento da indústria e comércio do Tocantins.  A feira é realizada a cada dois anos. Em 2015, com o tema “Made in Palmas” a 21ª edição da Feira de Negócios de Palmas recebeu 30 mil visitantes. A prospecção em negócios foi de R$ 32 milhões. A expectativa é que a Feira receba cerca de 50 mil visitantes e expositores vindos de várias regiões do Brasil e até de outros países.