Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Depois de três meses atendendo Pedro Afonso e região, as unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc já se encontram no município de Peixe, na região sul do Estado, para iniciar atendimentos a partir do dia 24 de julho. A parceria com a Prefeitura Municipal de Peixe está prevista para finalizar no mês de outubro e a previsão de atendimentos odontológicos é de mais de 1.400 atendimentos clínicos por mês. Já na Unidade Sesc Saúde Mulher a expectativa de atendimento mensal será em média de 836 mamografias e 704 exames Papanicolaou.

Na Saúde bucal, a previsão de atendimentos odontológicos diários é de 64 atendimentos clínicos e 08 atendimentos de urgência. E na Unidade Sesc Saúde Mulher, a previsão de atendimento diário é de 38 mamografias e 32 exames Papanicolaou.

Em sua segunda etapa de trabalhos no Estado, a carreta Sesc Saúde Mulher vai promover ações educativas e realizar em mulheres, exames de mamografia e citopatológico, popularmente conhecido como Papanicolaou, visando rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

Já a carreta OdontoSesc executa procedimentos como a orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico, escovação supervisionada, restaurações, abertura coronária, exame clínico intra e extra-bucal, aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite, extração de dentes permanentes, extração de restos radiculares, tartarectomia e selante de fóssulas e fissuras, atendimento de urgência odontológica, prescrição medicamentosa, entre outros.

Atendimentos em Pedro Afonso e região

Nos três meses de atuação em Pedro Afonso e que envolveu os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama, a unidade móvel do OdontoSesc realizou: 2.840 atendimentos; 15.036 procedimentos odontológicos; 846 exames clínicos; 71 urgências clínicas; 1.563 kits odontológicos doados, contendo escova e fio dental; 623 tratamentos odontológicos; e 940 atendimentos realizados pela Educação em Saúde (palestras).

Já na unidade móvel Sesc Saúde Mulher os números obtidos foram: 1.170 mamografias; 1.267 exames Papanicolaou; e 260 atendimentos realizados pela Educação em Saúde (palestras). Todos os resultados, tanto das mamografias, quando do Papanicolaou, foram entregues à Secretaria de Saúde de Pedro Afonso para que fossem destinados aos pacientes e feito os devidos encaminhamentos, quando necessário, para o tratamento clínico.