Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

 Os defensores públicos Adriana Camilo dos Santos e Danilo Michelini Frasseto tomaram posse como novos Membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE/TO) na manhã desta terça-feira, 04. A solenidade aconteceu na Sala do Conselheiro Superior da Instituição, onde os novos Membros leram e assinaram o termo de posse. A nova equipe de conselheiros atuará no biênio 2017/2019.

A defensora pública Adriana Camilo agradeceu aos colegas e equipe de trabalho que a incentivaram na eleição, e ainda relembrou a sua trajetória como Defensora Pública que já completa mais de 23 anos, onde já trabalhou na coordenação da comarca de Araguaína e na diretoria de Palmas. “A função de Conselheira é para mim uma das mais honrosas de todas que já assumi na Instituição. Só tenha a agradecer a oportunidade, pois é mais uma satisfação de contribuir com a Instituição. Espero que eu tenha sabedoria na condução dos trabalhos para exercer a minha função da forma mais honrosa possível”, expressou a Defensora.

O defensor público Danilo Michelini disse que é uma realização pessoal fazer parte do Conselho Superior pela segunda vez. “Quando eu saí de São Paulo para tomar posse como Defensor Público em 2007 eu tinha dois objetivos. O primeiro deles era tentar solucionar os problemas das pessoas e o segundo motivo era fortalecer a instituição que eu trabalho”, lembrou o Defensor Público. Ele destacou ainda o reconhecimento da Instituição como uma das melhores do País. “Seja por conta da infraestrutura, seja por conta do nosso trabalho, mas principalmente por conta da qualidade dos serviços prestados pelos Defensores que aqui labutam. Então, a posse no Conselho renova as minhas intenções de querer contribuir para que a vida dos nossos Assistidos melhorem e que a nossa Defensoria continue sempre firme e forte.”

Equipe

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Tocantins, órgão máximo de deliberação colegiada, é presidido pelo defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, e é composto pelo pela subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal, o presidente da Associação de Defensores Públicos do Tocantins, Fabrício Dias, a corregedora-geral da DPE-TO, Irisneide Ferreira, e os defensores públicos Arthur Luiz Pádua Marques, Rubismark Saraiva e Elson Stecca. Na solenidade de posse desta terça-feira, o defensor público Felipe Cury substituiu o presidente da Adpeto, José Marcos Mussuini substituiu a Corregedora-Geral da DPE-TO e Luciana Costa o titular Elson Stecca.

São conselheiros suplentes os defensores Luciana Costa, Hildebrando Carneiro, Kênia Pimenta, Edivan Miranda, Freddy Alejandro e Daniel Gezoni. A solenidade contou ainda com a presença do superintendente de defensores públicos, Fábio Monteiro, e os defensores públicos Maria do Carmo Cota, Maria de Lourdes Vilela, Arassônia Maria Figueiras, Aldaíra Parente, Valdeon Pitaluga e Gustavo Calmon, além do presidente do Sindicato de Servidores da Defensoria Pública do Tocantins, Renan de Oliveira Freitas, o superintendente de Administração e Finanças, Francisco Gois, e demais Servidores.

Defensores

Murilo da Costa Machado (Defensor Público-Geral): “Tenho certeza de que ambos têm maturidade suficiente para cumprir com excelência todas as funções do Conselho. Vejo que o pleito foi democrático, cumpriu as regras e me esforço para valorizar a atuação desse Conselho, pois sei o quanto é importante esse trabalho”

Estellamaris Postal (Subdefensora Pública-Geral): “Desejo as boas-vindas aos novos conselheiros e desejo que vocês passam fazer um trabalho em prol da nossa Instituição, para que ela cresça e se fortaleça a cada dia”

Arthur Luiz Pádua Marques (Membro Titular): “Desejo sucesso para os próximos dois anos aos dois conselheiros e acredito que essa eleição reforça a ideia de igualdade, onde temos a inclusão de mais uma mulher e felicidade de termos aqui três colegas do sexo feminino. Então, é muito importante a presença da mulher aqui no Conselho, sabemos da luta, das dificuldades na história, mas temos uma realidade empoderada, onde temos mulheres na maioria da formação da equipe de Defensores”

Rubismark Saraiva (Membro Titular): “Fico muito feliz com a eleição da Adriana e Danilo, defensores que eu tanto admiro. A Dra Adriana é parte viva da história da Defensoria em Araguaína e o dr. Danilo companheiro de júri, certamente farão a diferença neste Conselho Superior”

Felipe Cury (Vice-presidente da Adpeto): “Em ambos os discursos eles mencionaram a palavra honra de ter assento no Conselho Superior e, neste momento, a Associação parabeniza os novos Conselheiros e deseja muita luz nas decisões do Conselho e que possam debater assuntos institucionais que só vão engrandecer esta Instituição”

Luciana Costa (Membro Suplente): “Creio que essa eleição foi uma expressão da democracia, são duas pessoas que eu admiro e tenho a certeza de que realizarão um excelente trabalho como Membros do Conselho”