Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Caminhada Serra do bandeira na região dos Pilões

Caminhada Serra do bandeira na região dos Pilões Foto: Carina Géssika

Foto: Carina Géssika Caminhada Serra do bandeira na região dos Pilões Caminhada Serra do bandeira na região dos Pilões

Incentivar o desenvolvimento sustentável e fomentar a geração de emprego e renda no campo são objetivos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Com base nisso, extensionistas da Regional do órgão em Miracema, realizaram no sábado, 8, uma visita à Serra da Bandeira, localizada nas proximidades das comunidades Ilha da Ema e Pilões, para conhecerem as potencialidades turísticas do local.

De acordo com o geógrafo da Unidade Local do Ruraltins em Miracema, Gylhemberg Santiago, o objetivo da visita foi pensar e criar estratégias de desenvolvimento sustentável para o ecoturismo. “É um projeto que o Ruraltins está elaborando junto com os produtores e a visita foi justamente para observar as questões geológicas, a fauna e a flora; as possibilidades de acesso; identificar locais para a criação de trilhas e acampamento; paisagismos, dentre outros. Esse primeiro momento foi para levantar ideias, apontar dificuldades, firmar parcerias, como também dar visibilidade a este projeto”, disse o geógrafo.

A economista doméstico Carina Géssika, também de Miracema, acrescenta que a experiência foi bastante produtiva e resultou na percepção de novas possibilidades de desenvolvimento da região, como por exemplo, ampliar a produção agroecológica, agregar valor aos produtos e serviços locais gerando renda e proporcionando qualidade de vida para as famílias das comunidades, além de proporcionar momentos de lazer aos visitantes e admiradores da natureza.

“É grande satisfação fazer parte do incentivo e apoio desse projeto, que venho acompanhando por meio da Chamada Pública de Agroecologia [Lote 47], iniciado há dois anos, e perceber que, como instituição de extensão rural, podemos contribuir com ideias e estratégias, na tentativa de fortalecer o trabalho associado nas comunidades Ilha da Ema e Pilões”, ressaltou a economista doméstico.

O produtor Cristóvão Feitosa, morador da comunidade e idealizador do projeto, afirma que o local apresenta grande potencial, como a vista do alto da Serra da Bandeira, alimentação caseira feita no fogão à lenha, a proximidade com o lago, a promoção de eventos esportivos como cavalgada e passeio de barco.

“Diante de tantas dificuldades que o país vem enfrentando, às vezes não percebemos o grande potencial que temos a nossa volta. Foi por isso que hoje, marcamos uma visitação com um público específico com o intuito de contribuir com ideias de desenvolvimento para a região. Esse já era um sonho antigo, e após reuniões que o Ruraltins realizou aqui na comunidade, incentivou bastante para que realizássemos esse sonho. E hoje foi dado um primeiro passo, no sentido de nos juntarmos para alcançar nossos objetivos”, concluiu o produtor.

A visita à Serra da Bandeira contou com a participação de oito pessoas, entre extensionistas, estudantes e produtores rurais. Após a visita, Ruraltins e produtores irão buscar recursos por meio de editais, para subsidiar a implantação e estratégias de desenvolvimento do proposto projeto.