Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira, 3, com todos os servidores da Diretoria Regional de Educação de Palmas para discutir sobre a proposta pedagógica da Educação para o segundo semestre letivo. A novidade é que os professores terão autonomia para fazer a redistribuição de conteúdos e promover a reenturmação dos alunos, conforme o nível de conhecimento dos alunos, visando uniformizar as oportunidades de aprendizagens.

A reunião faz parte do projeto Seduc Descentralizada, que promove uma maior aproximação entre a equipe gestora da Educação, com todos os servidores da Pasta. Nesse projeto, a equipe gestora da Seduc já visitou sete Diretorias Regionais de Educação.

A professora Wanessa Sechim mais uma vez enfatizou que, para o Governo do Estado, a prioridade é a aprendizagem do aluno. E lembrou que o trabalho desenvolvido pela Seduc está firmado nos eixos: acesso, atendimento, permanência e aprendizagem e que a Proposta Pedagógica da Educação para 2017 está centrada no calendário escolar, na estrutura curricular e nos conteúdos definidos para a rede de ensino.

“Nesse processo de oferecer aos alunos todas as possibilidades de aprendizagens, as Diretorias Regionais de Educação têm um papel importante, o de acompanhar o trabalho desenvolvido na escola, junto com os coordenadores pedagógicos. E também, o de ajudar os professores a pensarem formas inovadoras de prepararem suas aulas”, explicou.

Nesse segundo semestre, as escolas e os professores contam com dados sobre os níveis de aprendizagens de suas turmas e os conteúdos que foram ministrados e aprendidos, ou não aprendidos. E esses educadores têm esta primeira semana de aula para redefinirem os conteúdos conforme as orientações do Documento Referência da Seduc.

A professora Wanessa enfatizou a importância das aulas, dos conteúdos e do processo de geração de conhecimentos. “E para que isso ocorra, as aulas deverão ter prioridades. As escolas devem repensar suas ações, como o das celebrações de datas comemorativas ou campanhas educacionais. Esses projetos devem ser desenvolvidos nas unidades escolares sem interferir na qualidade e na quantidade de aulas de forma interdisciplinar”, frisou a secretária.

Na proposta pedagógica para o segundo semestre, a orientação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes é que os professores, diante das informações sobre o nível de conhecimento dos seus alunos, tenham autonomia para parar suas atividades e possam ensinar conteúdos que os alunos deveriam ter aprendido e que são bases para novas aprendizagens.  “Dessa forma, possibilitamos que todos os alunos aprendam e se algum estudante continuar com dificuldades em algum conteúdo deverá receber um atendimento diferenciado para que ele avance nos estudos”.

Continuação dos trabalhos

À tarde, a reunião será no auditório do Comando Geral da Polícia Militar com todos os diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares que fazem parte da DRE de Palmas.