Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

O governador Marcelo Miranda entrega, na próxima segunda-feira, 7, as obras de reforma e ampliação do Colégio Estadual Paulina Câmara, no município de Barrolândia. Na ocasião, o governador também inaugura obras executadas ao longo de 34,03 km de estradas vicinais, contemplando pontes, bueiros e galerias no município. A programação inicia às 8h30, na região de Três Marias. 

A reforma e a ampliação da escola, que conta com sete salas de aula, laboratório, biblioteca, salas administrativas, refeitório e quadra de esportes, teve um investimento de R$ 1.760.718,50. Ela é uma das seis instituições de ensino do Tocantins contempladas com recursos do Banco Mundial (Bird), do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS), desenvolvidas pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC).

Com a reforma, a unidade escolar, que possui uma área construída de 2.426,61m², passa a ter capacidade para atender até 490 alunos (245 no período matutino e 245 no vespertino). Atualmente, a unidade conta com 172 alunos matriculados do 6º ao 9º ano e possui 27 funcionários.

PDRIS Vicinais

Já as obras das estradas fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) Vicinais e representam um investimento de R$ 986.026,93. Ao todo, foram realizadas 27 obras no município: 17 bueiros tubulares de concreto; oito bueiros celulares de concreto; e duas pontes pré-moldadas de concreto de 10 metros.

As melhorias facilitarão a interligação das cidades com as principais vias que compõem o sistema logístico do Estado. As ações são desenvolvidas a partir de consultas públicas, onde as demandas da comunidade são expressas para que as obras sejam feitas em pontos estratégicos, respeitando as necessidades de cada município.