Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Comunidade araguainense poderá colaborar com sugestões para o Plano Municipal de Saúde

Comunidade araguainense poderá colaborar com sugestões para o Plano Municipal de Saúde Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho Comunidade araguainense poderá colaborar com sugestões para o Plano Municipal de Saúde Comunidade araguainense poderá colaborar com sugestões para o Plano Municipal de Saúde

O Plano Municipal de Saúde (PMS) da Prefeitura de Araguaína está sendo elaborado e a população pode participar com sugestões. As audiências públicas da Saúde acontecem nos dias 16, no Centro Consultivo de Associação de Bairros (CCABA), e 18 de agosto, no Ginásio de Esportes do Bairro São João, ambas com início às 19 horas.

O documento que tem validade de quatro anos reúne e organiza propostas de ações do município para a área da saúde, oferecendo soluções relacionadas às necessidades e aos problemas da população local. “Um dos objetivos é traçar metas e resultados a ser alcançados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o secretário da Saúde de Araguaína, Jean Luís Coutinho.

O secretário disse ainda que toda a parte técnica exigida pelo Ministério da Saúde para ser inserida no plano já foi elaborada por uma equipe da Secretaria de Saúde do Município. Agora o segundo passo é colher sugestões da sociedade.

Identificar demandas sociais

A participação da comunidade araguainense é importante para que os organizadores do documento possam identificar as demandas sociais, avaliar os resultados alcançados e assegurar os direitos e garantias constitucionais da população garantidos pelos poderes públicos, bem como serviços de relevância pública e social.

Durante as audiências será feita uma análise e definido o quadro de metas, diretrizes, prioridades e objetivos para os próximos anos. Além da comunidade, estarão presentes nas audiências representantes do Conselho Municipal de Saúde, CCABA, lideranças comunitárias e de movimentos sociais, representantes das instituições, Ministério Público, Câmara Municipal, faculdades, secretários municipais.