Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A companhia Lamira Artes Cênicas, de Palmas/TO, apresenta neste fim de semana o espetáculo Do Repente, encerrando sua circulação pelo interior do Tocantins. A próxima e última cidade de apresentação de “Do Repente” neste ano, através do projeto Rota Tocantins, é Colinas do Tocantins. Será nesse sábado, gratuitamente, às 19h30, na Praça Sete de Setembro. Após esta apresentação, a Cia segue com a agenda preenchida para apresentações na cidade de Palmas, nos próximos meses de setembro e outubro.

Colinas do Tocantins possui 57 anos e diversas manifestações culturais. Assim como as outras cidades do interior, no entanto, não tem o costume de receber apresentações artísticas de grupos profissionais. Essa dinamização do trabalho artístico que chega às cidades do interior, vem a somar culturalmente a cada cidade e a apresentar possibilidades para quem deseja se inserir na área.

O espetáculo “Do Repente” faz uma viagem nas figuras do poeta cantador, do coquista, do glosador, do cordelista e da influência desses elementos na formação e diversidade cultural do Brasil. Foi estreado em 2012, e já foi apresentado mais de 85 vezes, em mais de 70 cidades brasileiras, em todas as regiões do País.

O espetáculo, que ocorre gratuitamente e em praça pública, foi bastante acolhido por todas as cidades por onde passou, em um número grande e expressivo. Crianças, jovens, adultos e idosos: público diversificado! Quem não consegue se sentar nas cadeiras, se mantém de pé até o final dos 35 minutos de apresentação, ao redor de onde a cena acontece.

 A Cia passou até o momento por três cidades do Estado: Divinópolis do Tocantins, Brejinho de Nazaré e Aparecida do Rio Negro, as quais reuniram um público de mais de 1.000 pessoas.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de artes cênicas de Palmas/TO. Criada em 2010, a Cia completa sete anos de existência. O grupo busca na fisicalidade o ponto de interseção entre as linguagens da dança, teatro e arte circense. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas. O objetivo da Cia é fomentar, fortalecer e desenvolver as artes cênicas como linguagem cultural. A Cia tem o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

As apresentações do espetáculo Do Repente fazem parte do projeto Rota Tocantins, que tem patrocínio de O Boticário na Dança e da Energisa, e é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E neste sábado, em Colinas, a Cia contará com a presença de representantes de seus patrocinadores no público.

A companhia que possui sete anos de existência, desde o seu início tem conseguido aprovação em projetos inscritos no âmbito federal e contando com o patrocínio de instituições para concretizá-los.