Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • A arquiteta Adriana Benguela foi a grande vencedora pelo projeto Moradas Infantis

Nessa quinta-feira, 10, foram anunciados os três vencedores do 4° Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel. O projeto Moradas Infantis, de Formoso do Araguaia/TO, da arquiteta Adriana Benguela, ganhou em primeiro lugar. Como prêmio, Benguela recebe viagem para Xangai, China. 

O projeto de Adriana Benguela estava entre 10 finalistas de uma seleção - concorrendo com projetos de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Cidade do México.

Marcos Paulo Caldeira (MM18) foi o segundo colocado, com o Mirante 9 de Julho (São Paulo, SP, 2015) e foi contemplado com viagem para Helsinque, Finlândia. Com o projeto Subsolanus (Cidade do México DF, México, 2015), Enk te Winkel (Vão) ficou com a terceira colocação e o seu destino será a capital de Cuba, Havana.  Os três vencedores também viajam para Amsterdã, capital da Holanda, onde visitam a sede da AkzoNobel, além de receberem troféu e destaque no catálogo da exposição.

Sobre o Prêmio de Arquitetura

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é destinado exclusivamente a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos construídos durante os últimos dez anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

A premiação é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo.