Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Após denúncia anônima, equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreende duas toneladas de queijos em estado de putrefação, em uma chácara localizada no município de Colmeia, região noroeste do Tocantins, a 215 km de Palmas, nesta última terça-feira, 22. O empresário foi multado em R$ 5 mil e os produtos destruídos no aterro sanitário do município por estarem inapropriados para o consumo.

A gerente de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori, disse que no local foi constatado ambiente inadequado de fabricação sem as mínimas condições higiênico-sanitárias, falta de refrigeração e alimentos com mau cheiro e em decomposição. “A suspeita é de que os queijos seriam ralados e comercializados no Estado. Isso é um risco à saúde pública, pois um produto nessas condições contem bactérias que podem provocar doenças”, explicou.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, falou que as ações de combate ao comércio clandestino têm sido realizadas em todo o Estado. “Temos uma importante ferramenta para recebermos denúncias anônimas, é o Disque Defesa pelo 0800 63 11 22. A população tem usado constantemente o serviço, isso demonstra que está mais exigente e consciente dos seus direitos”, pontuou.

Participaram da ação a equipe de inspeção de Colmeia e profissionais da Delegacia Regional de Colinas da Agência.