Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Gurupi/TO realiza mais um dia de mobilização para vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), no próximo sábado, 26, das 7 às 12 horas, em todas as unidades básicas de saúde e na Policlínica (Rua 5, Centro). O público alvo é de adolescentes do sexo masculino (11 a 14 anos) e feminino (9 a 14 anos). Na oportunidade também poderá ser feita atualização do calendário vacinal.

De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Gurupi, Zander  Luís, a mobilização é mais uma tentativa para atrair o público que precisa se imunizar. “Apesar da campanha que realizamos no mês passado, apenas 50% dos adolescentes se vacinaram, sobretudo porque fomos às escolas, mas, faltam ainda cerca de 750 jovens e nós estamos esperando por eles neste sábado”, informa o coordenador.

Segundo o secretário da Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, é importante aproveitar a disponibilidade gratuita da vacina. “Na rede privada, uma única dose custa quase R$ 200,00 e aqui nas UBSs são gratuitas e estão disponíveis para todos. Quem tomou a primeira dose, precisa do reforço da segunda dose”, adverte o secretário.

Câncer

O HPV é o responsável por 70% dos casos de câncer no colo do útero e no pênis. O HPV causa infecção por quatro tipos diferentes de vírus sendo que em dois deles aparecem verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta.