Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A convite do presidente da República Michel Temer, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) participará, nessa quinta-feira (14), da comitiva presidencial que vai visitar o município de Xambioá, cidade localizada no norte do Tocantins, a 500 km de Palmas. O objetivo é assinar o contrato das obras da ponte sobre o rio Araguaia entre as cidades de Xambioá e São Geraldo (PA). A solenidade contará também com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella (PR).

O início das obras ainda não ocorreu devido à judicialização do processo licitatório por parte de um dos consórcios concorrentes. Porém, após atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, com o apoio da bancada federal, foi obtida a autorização para o lançamento.

A obra está orçada em cerca de R$ 280 milhões. Os recursos são frutos de emendas impositivas da bancada tocantinense, composta por três senadores e oito deputados federais. A ponte, com 1.724 metros de extensão, interligará as malhas viárias do Tocantins e do Pará. Atualmente, a travessia é realizada por balsas.

Para o senador Ataídes Oliveira, a construção da ponte sobre o rio Araguaia é extremamente importante para o acesso das pessoas que trabalham em Xambioá, mas vivem em São Geraldo, no Pará.

“Eu não tenho dúvidas de que essa obra vai ajudar esses trabalhadores que precisam de um acesso mais rápido para ir ao trabalho e retornar para suas casas. Além do mais, a ponte é uma conquista para quem viaja frequentemente para o Pará e não precisará mais perder em torno de uma hora do seu tempo na travessia", comentou Ataides. Ele destacou, ainda, que o empreendimento facilitará o escoamento da produção local e regional, estimulando a economia e alavancando o desenvolvimento regional.