Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Conexão Tocantins Telhas da cobertura deformaram e podem cair sobre os usuários Telhas da cobertura deformaram e podem cair sobre os usuários

O Ginásio de Esportes José Aarão Porto, único na cidade de Itacajá/TO, apresenta sérios riscos às crianças e adolescentes que continuam utilizando o espaço diariamente para práticas esportivas. A situação da estrutura e cobertura da unidade que é da responsabilidade do Governo Estado, é crítica, com telhas retorcidas e quebradas. Segundo o prefeito em exercício de Itacajá, Clayton Barros, o Governo do Estado não dá a devida atenção. "Inclusive já fizemos vários ofícios, desde janeiro, pedindo a doação do ginásio para o município para poder reformar. Eles falam que vão licitar, reformar, mas até hoje está da situação que está", afirma o gestor. 

A expectativa do prefeito é que a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (SEDUC) reforme e entregue o ginásio que foi inaugurado em 25 de agosto de 2006 para ser de responsabilidade do município.

O problema maior no ginásio está na cobertura, onde as telhas utilizadas, de material flexível, foram instaladas sobre estrutura com espaçamento inadequado e deformaram, ficando penduradas, formando cangalhas sobre a estrutura. A impressão é que as telhas derreteram sobre as peças de metalon. 

Segundo informações técnicas às quais o Conexão Tocantins procurou ter acesso, provavelmente, as telhas utilizadas na construção foram as do tipo ecológicas, fabricadas com fibras vegetais recicladas e impermeabilizadas. Para este tipo de telha, as estruturas de suporte para receber o recobrimento devem ter o espaçamento de 20 centímetros, o que não foi o caso efetivo no ginásio.

Ministério Público

O Conexão Tocantins entrou em contato com o Ministério Público Estadual (MPE/TO), que tem uma sede de promotoria no município, para saber se tomou conhecimento da situação crítica e se já foi apresentada alguma denúncia. Diante do questionamento, o MPE respondeu que, por meio da promotora de Justiça de Itacajá, Laryssa Santos Machado Filgueira, instaurou a Notícia de Fato nº. 2017.0002171, para apuração das irregularidades e adoção de providências cabíveis. 

Ainda foi determinado pelo MPE/TO o encaminhamento de ofício a Prefeitura de Itacajá/TO para prestar informações sobre a construção do ginásio, a última reforma e as providências tomadas para solução das irregularidades.

O Conexão Tocantins também solicitou informações à Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes que informou que, na semana passada, nos dias 5 e 6 de setembro, engenheiros da Secretaria Estadual da Infraestrutura fizeram levantamento sobre a situação do ginásio e a Seduc está montado processo licitatório para a reforma da unidade.