Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lourenço Bonifácio

Foto: Lourenço Bonifácio

A governadora em exercício Claudia Lélis lançou na manhã deste sábado, 16, em Palmas, o #ToNoEnem Aulão. A solenidade foi realizada no Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Vanessa Zavarese Sechim, e outros auxiliares do governo, além de professores e alunos. O projeto tem como objetivo preparar os alunos do 3º ano do ensino médio das unidades educacionais da rede pública para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

É essa preparação que busca a estudante do terceiro ano do ensino médio Hilda Cristina, que vê no aulão a oportunidade de entrar em uma universidade pública. "Além do reforço do que vemos na Escola, enfatiza é a busca do conhecimento, que possibilita a entrada na universidade pública. Percebemos que querem disponibilizar o melhor para o aluno alcançar esse objetivo", afirmou. Bruno de Lucas também elogiou a iniciativa. “É meu futuro que está aqui. Essa é a minha oportunidade de adquirir conhecimento para ingressar na universidade", ressaltou.

Cláudia Lelis salientou que a educação é prioridade do governo e esse projeto representa a porta de entrada para os jovens tocantinenses chegarem à universidade. " A educação é primordial para a construção  de uma sociedade mais justa, é a educação  que muda o destino dos jovens e das famílias", pontuou destacando a importância dos professores nesse projeto.

A secretária professora Wanessa Zavarese Sechim explicou que essa é uma iniciativa do Governo do Estado para promover oportunidades para que os estudantes das escolas públicas possam sonhar, ter objetivos, traçar metas e ter mais confiança no futuro. “Com essa ação, o nosso aluno poderá se preparar melhor para as provas do Enem, tirar dúvidas, rever conteúdos, treinar as redações e ter mais segurança na hora de responder às questões”, esclareceu.

O professor Luciano Iegi Bosco de Araújo, que leciona Matemática e Física no Colégio da Polícia Militar de Palmas, falou da satisfação em participar do projeto. “Estamos animados com os aulões. É um trabalho que irá beneficiar os nossos alunos”, disse Luciano Iegi.

O Projeto

O #ToNoEnem Aulão tem como objetivo de motivar e acompanhar os estudantes de escolas públicas que estão cursando a 3ª série do ensino médio e vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e será ofertado também em Araguaína e Gurupi. As aulas serão realizadas aos sábados, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar. Nessas aulas, os estudantes poderão revisar os conteúdos de Física, Química, Matemática, Geografia, História, Biologia, Português e Redação.

Para o desenvolvimento dos aulões, a Seduc conta com a participação de professores da rede estadual de ensino com experiências em preparação para o Enem e em cursinhos pré-vestibulares. As aulas terão como base as últimas questões do Enem e um vasto material didático preparado pela equipe de professores da Seduc. Os alunos que desejam participar do projeto devem fazer suas inscrições semanalmente no site www.seduc.to.gov.br.