Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A falta de saneamento básico é um problema em 76% dos municípios brasileiros, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Com ênfase no estudo, o telejornal da TV Rede Globo, Bom Dia Brasil desta terça-feira, 3, mostrou imagens escancarando esgoto a céu aberto em Araguaína/TO, segunda maior cidade do Tocantins, em que a Prefeitura coleta apenas 17,52% do esgoto.

Segundo o telejornal, os investimentos do Plano Nacional de Saneamento Básico caíram nos últimos anos no Brasil, mantendo o País no atraso. A pesquisa da ABES mostra relação direta entre saneamento básico e doenças: os municípios que mais investem em saneamento tem menos registro de moradores internados por doenças provocadas por esgoto correndo a céu aberto. 

A pesquisa da ABES foi realizada com 231 municípios com mais de 100 mil habitantes. Em apenas 14, o saneamento básico chega a quase toda a população, sendo o caso de Piracicaba/SP que é composta por 400 mil habitantes, trata todo o esgoto produzido e coleta 100% do lixo.

Entre as capitais, Macapá (AP) se destaca em falta de coleta de esgoto. Todo o lixo sólido tem destino adequado, mas apenas 5,4% do esgoto é coletado. De cada dez moradores, apenas três tem acesso a água tratada. 

A pesquisa será oficialmente divulgada nesta terça-feira, 3 - foi antecipada ao Bom Dia Brasil

Araguaína 

Ao Bom Dia Brasil, a Prefeitura de Araguaína/TO informou que até 2020, cerca de 80% da cidade deverá contar com rede de esgoto.

(Confira reportagem completa