Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Ficar ligado nas principais notícias do dia é praticamente uma tarefa cotidiana para o brasileiro. Inundado com programas jornalísticos sobre os acontecimentos no Brasil e no mundo, com grande foco em matérias envolvendo violência, às vezes é difícil não sentir certa estafa ao redor de tantas opções de telejornais na sua programação de canais na SKY TV e SKY Pré Pago.

Para evitar perder muito tempo para descobrir qual é o seu programa favorito de noticiários dentre diversas emissoras, separamos alguns dos principais telejornais mais eficientes em transmitir as notícias de modo transparente, objetivo e imparcial. Infelizmente, como o tempo de exibição pode ser curto, os telejornais não conseguem elaborar grandes contextos sobre os acontecimentos.

Ainda assim, diversos programas conseguem manter uma linha editorial consistente trazendo sempre as informações mais atualizadas até o momento de exibição. Confira alguns dos melhores telejornais do Brasil logo abaixo:

Jornal da Band

O tradicional jornal noturno da Band que antes contava com a presença ilustre do jornalista Ricardo Boechat ainda segue como um dos jornais de referência do Brasil. Hoje apresentado competentemente por Paloma Tocci, é um dos jornais de prestígio exibidos mais cedo, por volta das 19:20 da noite. Como ocorre antes de diversos outros telejornais, o da Band se destaca por trazer as notícias em primeira mão que muito provavelmente também vão aparecer no Jornal do SBT e no Jornal Nacional.

Jornal Nacional

Chefiado até hoje pelo jornalista William Bonner, o popularmente conhecido como JN é a referência número 1 no telejornalismo brasileiro. Apresentando matérias de abrangência mundial, o Jornal Nacional se beneficia pela estrutura gigantesca da Globo que permite coberturas internacionais mais elaboradas, afinal seus correspondentes se encontram em praticamente todos os continentes do mundo.

O jornal se destaca por coberturas históricas de emergência como quando ocorreu no desastre de Brumadinho, no atentado ao jornal Charlie Hebdo na França e também na matéria gigantesca envolvendo a operação policial no complexo do Morro do Alemão. Com esses eventos trágicos extraordinário, o Jornal Nacional prova a razão de ainda ser o líder do jornalismo televisivo.

Jornal da Cultura

A bancada do Jornal da Cultura sempre está em movimento. Constituída por um apresentador e dois comentaristas especiais por edição a partir das 21:15 da noite, o jornal compensa justamente o maior ponto fraco de todo telejornal: contexto do acontecimento. Diminuindo o número de matérias, centralizando somente as mais importantes do dia, a bancada comenta cada acontecimento com bastante cuidado.

Os especialistas sempre oferecem perspectivas diferentes diante do fato, apresentando bons argumentos que justificam seus pontos de vista. Por conta disso, algumas vezes ocorrem atritos ideológicos entre os convidados especiais que começam a debater ao vivo até serem moderados pelo apresentador. Por ser um jornal de alta capacidade de informação, ele certamente deveria estar na sua lista.

SBT Brasil

O jornal antes conhecido como Jornal do SBT agora se chama SBT Brasil. Transmitido pontualmente às 19:15 da noite, a equipe de jornalismo do SBT é atenta em pautas que fogem da cobertura do Jornal da Band e do Jornal Nacional. Apresentado pela polêmica jornalista Rachel Sheherazade, diversas matérias sobre o Brasil, principalmente com ênfase na região do nordeste, oferecem panoramas mais eficazes para trazer os principais acontecimentos do nosso País.

Jornal da Record

Encerrando a parte dos jornais mais tradicionais do Brasil, o Jornal da Record segue eficaz no horário das 19:45 da noite apresentando também uma ótica diferenciada do jornalismo. Se valendo de uma linguagem formal mais popular e matérias nas quais é possível acompanhar de perto os entrevistados em grandes acontecimentos nacionais, o jornal originado em 1974 se mantém na disputa da audiência no horário nobre.

Celso Freitas e Ana Paula Padrão oferecem o seu melhor para mudar a dinâmica entre matérias mais leves até as mais densas e complicadas, trazendo as sempre presentes notícias de violência, desordem e caos. Com essa pegada mais popular, é possível que o JR acabe te deixando mais interessado.

Bom Dia Brasil

Dentre os jornais matinais, é destaque que o Bom Dia Brasil seja o melhor deles. Entendendo que a notícia também ocorre nas madrugadas e no fuso horário de outros países, o jornal apresentado por Chico Pinheiro não se limita a apenas repetir as notícias oferecidas na noite anterior pelo JN.

Aqui acontece justamente o contrário. Como diversas das notícias do mundo surgem durante a madrugada, o conteúdo da manhã normalmente acaba pautando as matérias que serão elaboradas nos jornais vespertinos e noturnos da Globo. Para ficar atento a tudo o que ocorre, o Bom Dia Brasil é o melhor para ser a companhia ideal do seu café da manhã.

Brasil Urgente

Na linha sensacionalista de hard news, o jornal Brasil Urgente apresentado por José Luiz Datena é o mais presente na casa dos brasileiros na faixa do fim da tarde. O programa é focado em notícias de último momento de grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Nelas, geralmente sobre casos de violência e assassinatos, diversos crimes são mostrados ao espectador.

Entretanto, por preencher a faixa mais ausente de jornais na programação da maioria das emissoras, acaba pegando furos impressionantes tomando a liderança nas pautas mais urgentes. Também por ser apresentado ao vivo, o conteúdo de sua programação flutua bastante, podendo cobrir diversos acontecimentos de inúmeras naturezas. No caso, foi o primeiro jornal a informar sobre o trágico acidente de helicóptero que matou Ricardo Boechat.

Para ficar informado com notícias do Brasil e do mundo, essas são algumas das melhores opções de telejornais para acompanhar diariamente. O foco nos jornais noturnos certamente ocorre por conta do cotidiano do brasileiro trabalhador que praticamente chega em casa momentos antes dos telejornais começarem a ser transmitidos para diversos lares.