Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados realizará no dia 6 de outubro, às 15 horas, uma sessão solene em homenagem aos 90 anos do médium Divaldo Pereira Franco. A sessão é um requerimento da deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO).

“Divaldo é uma pessoa iluminada que tem uma vivência e ação social muito grandes. Qualquer contato com pessoas como ele é enriquecedor e esclarecedor. Suas mensagens trazem muita paz, e também muitas lições para a nossa vida. Nada mais justo que homenagear uma pessoa que dedicou toda a sua vida a fazer o bem ao próximo”, disse Dorinha.

Além da celebração dos 90 anos de Divaldo Franco, haverá a entrega do “Troféu Você e a Paz” a representantes de cinco homenageados: Juscelino Kubitschek de Oliveira, Remanso Fraterno, Jerônimo Mendonça Ribeiro, Joana Angélica de Jesus e Dom Bosco, pela atuação em prol da Paz para a humanidade.

A homenagem será transmitida ao vivo pela TV Câmara.

Sobre o homenageado

Embaixador da ONU pela Paz, Divaldo Franco é reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo, com mais de 50 anos devotados à mediunidade e a caridade, e mais de 60 como um importante orador espírita.

Dos seus 90 anos, 70 foram devotados à causa espírita e às crianças das periferias de Salvador, na Bahia. Para este último fim fundou, em 15 de agosto de 1952, junto a Nilson de Souza Pereira, a instituição de caridade Mansão do Caminho, que ajuda diariamente cerca de seis mil pessoas e abriga mais de três mil, centenas delas registradas como filhos do médium. Os direitos autorais de seus mais de 250 livros psicografados, que já venderam mais de oito milhões de exemplares, foram doados em cartório para esta e outras instituições filantrópicas.

Ainda que tenha uma alta produção e vendagem de livros psicografados, e realize um grande trabalho filantrópico, é como conferencista e missionário do Espiritismo no Brasil e no exterior que ele é mais conhecido. Representado como peregrino, Divaldo já percorreu mais de 50 países divulgando a doutrina em palestras.

Mansão do Caminho

Educador por formação, Divaldo Franco fundou, em 1952 na cidade de Salvador, com Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, instituição que acolheu e educou crianças sob o regime de Lares Substitutos. Em vinte Casas Lares, educou mais de seiscentos filhos, hoje emancipados, a maioria com família constituída. Na década de sessenta, iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico.

Hoje, a Mansão do Caminho é um complexo educacional com 83 mil m2 e 52 edificações que atende a três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda de Salvador. O complexo atende a diversas atividades socioeducacionais como: enxovais, Pré-Natal, Creche, escolas de ensino fundamental e médio, Informática, Cerâmica, Panificação, Bordado, Reciclagem de Papel, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Atendimento Fraterno, Caravana Auta de Souza, Casa da Cordialidade e Bibliotecas.

Mais de 35 mil crianças passaram, até hoje, pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho. A obra é basicamente mantida com a venda dos livros mediúnicos e das fitas gravadas nas palestras, seminários, entrevistas e mensagens por Divaldo.