Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) atualizou o CustoBov, ferramenta lançada em março de 2017 que permite calcular o custo de produção dos produtos da fazenda pecuária, bem como as margens que refletem seu desempenho econômico. Entre as alterações, está a apresentação de indicadores de desempenho “por hectare”.

A nova versão do CustoBov inclui maior detalhamento da utilização do solo, subdividido em pastagens, áreas para produção de volumosos e outros cultivos permanentes e funções de cálculo e exposição da lotação média das pastagens, em cabeças e unidades animal.

Também tem custos e receitas, antes apresentados apenas em reais e agora expressos em arrobas de boi gordo, quantidades vendidas (total e por hectare) subdivididas em animais para abate e para recria/engorda e medidas em quilo de peso vivo e arrobas (15 kg) de carcaça.

Além disso, a atualização apresenta o rendimento de carcaça médio da fazenda, calculado com base nos abates do ano, e permite calcular custo variável e custo total apresentados com e sem a inclusão da compra de animais para recria/engorda e seus juros.

O CustoBov é constituído de várias planilhas. Nas planilhas “abertura”, “dados do rebanho”, “dados dos recursos”, “dados das despesas” e “dados das receitas” são inseridas as informações, sendo as únicas que permitem digitação. As demais apresentam relatórios com a consolidação dos resultados, apresentados na forma de números e gráficos.

O aplicativo foi estruturado de forma que os usuários obtenham resultados mesmo quando não contam com dados detalhados sobre cada componente do sistema. Assim, por exemplo, no caso dos produtos veterinários, basta informar o total gasto no ano com vacinas, vermífugos e outros medicamentos, sem especificar produtos, dosagens, consumos por categoria animal e preços unitários pagos. O mesmo ocorre com os suplementos (mineral e ração), para os quais basta digitar o valor total desembolsado no ano.

A ferramenta é gratuita e está disponível para download no site da Embrapa. O suporte a possíveis dúvidas sobre o uso do aplicativo pode ser obtido por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa.