Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Mesmo durante o período permitido a atividade de pesca, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) mantém operações de fiscalização para coibir ações predatórias nos cursos d’água, em todo o Estado. No último fim de semana, a equipe de fiscalização ambiental do Escritório Regional de Lagoa da Confusão realizou uma blitz aquática em Formoso do Araguaia, apreendendo no sábado, 21, um total de 180 metros de rede e 80 kg de pescado.

De acordo com informações do gerente de fiscalização do instituto, Erivaldo Martins, os infratores foram autuados no valor R$ 2.300,00 e o pescado aprendido foi doado para a comunidade no município de Lagoa da Confusão.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Aldaires Pacheco, falou do período de defeso. “A fiscalização da pesca predatória é uma atividade constante independente do período de defeso. Todo ano, a partir do dia 1º de outubro, o Ministério do Meio Ambiente determina a suspensão da pesca do pirarucu. No Tocantins, a piracema das demais espécies, se inicia no dia 1º de novembro, a partir da publicação da portaria, realizada no Diário Oficial do Estado, se encerrando geralmente no final do mês de fevereiro do ano seguinte”, esclareceu o diretor.

No site do Naturatins, além da divulgação de notícias, o Instituto disponibiliza informações, serviços e orientações, sobre diversos setores e seus respectivos assuntos. No lado direito da tela, ao acessar o banner ‘Licença de Pesca’ o visitante encontra, no final da página, um link para o arquivo que dispõe os Tamanhos Mínimos de Pescado. O banner ‘Proteção e Qualidade Ambiental’ oferece informações a respeito dos setores relacionados à diretoria e no link da Gerência de Fiscalização Ambiental também são oferecidos acessos às informações e documentos.