Nesta quarta-feira, 25, foi eleita a nova diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Tocantins – Sindepol/TO. Mozart Felix foi eleito presidente e Ibanez Ayres vice-presidente, ambos compondo a chapa União. A nova diretoria irá comandar o sindicato pelos próximos dois anos.
Felix é delegado e filiado ao Sindepol/TO desde 2010, diretor da Federal Nacional do Delegados de Polícia Civil (Fendepol), ocupa atualmente o cargo de vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Tocantins e assume a presidência a partir do dia 17 de dezembro deste ano, com o objetivo de conhecer de perto e dar vazão aos anseios dos delegados de Polícia de todo o Estado. “Temos o compromisso de viajar por todo o interior para conhecer a realidade e as demandas de toda a classe. Nosso objetivo é fazer com que os delegados do Tocantins sejam uma classe cada vez mais forte", afirma Mozart Felix.
Entre as propostas da nova diretoria estão: visitar todas as regionais do estado, com o objetivo de conhecer de perto as demandas; apresentar relatório completo ao Governo, com diagnóstico sobre a realidade da Polícia Civil do Tocantins; trabalhar pela nomeação de todos os aprovados no concurso de 2014; buscar convênios e parcerias para os filiados junto a empresas e instituições, entre outras demandas.
A 2º vice-presidente, Maria de Fátima Holanda, explica o porquê do nome chapa União: “tivemos a preocupação de compor a chapa com nomes de colegas que entraram na Polícia Civil em diferentes épocas, com atuação de destaque nas várias missões que lhes foram atribuídas. A intenção é unir diferentes pensamentos, modos de agir, gerações e pessoas em prol de nosso engrandecimento”, afirmou.
A eleição aconteceu em todo o estado do Tocantins entre 8h e 16 horas.
A história do Sindicato
O Sindepol/TO surgiu com a implantação do Estado do Tocantins e a necessidade de criação de uma entidade representativa da classe, cerca de 30 Delegados de Polícia se reuniram em Miracema e decidiram criar o Sindepol/TO, instalando uma comissão presidida pelo então Delegado de Polícia Ubirajara Farias da Costa para viabilizar a criação.
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins é uma entidade classista de âmbito estadual que tem por objetivos defender e representar legalmente a categoria dos Delegados de Polícia Civil no Estado do Tocantins, pautando-se pelo princípio da democracia, independência e autonomia da representação sindical.
Foi criado em 17 de novembro de 1991 com a finalidade de defender os interesses dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins nos aspectos: trabalhista, jurídico, financeiro e social. É subsidiado pela contribuição mensal dos filiados e pela contribuição compulsória anual da categoria, a Contribuição Sindical.
Além de representar e defender os Delegados de Polícia, o Sindepol/TO oferece aos filiados assessoria jurídica, instalações para hospedagem e lazer com salão para realização de eventos e confraternizações.
Principais conquistas do Sindicato para os Delegados de Polícia são: Aprovação da Lei 2.314/2010, que regulamentou o Art. 16 da Constituição Estadual, Instituição do Subsídio como forma de remuneração, implementação da data-base que reajusta anualmente os salários dos servidores, progressão vertical e horizontal de três em três ou de dois em dois anos, entre outras.
O Sindepol/TO hoje tem uma estrutura sindical sólida com representatividade. Tem uma sede administrativa e social, oferecendo aos filiados mais conforto e comodidade e ainda conta com uma sala comercial incorporada ao seu patrimônio. Pauta-se pelo diálogo como instrumento de reivindicação, lutando pelos interesses e direitos dos Delegados de Polícia que muito contribuem para o crescimento do Estado do Tocantins.
O primeiro presidente do Sindepol/TO, foi Francisco Naziozeno Paiva que presidiu o sindicato de 17/11/1991 a 31/08/1999, o segundo presidente foi Djalma Leandro que presidiu o sindicato de 06/08/2001 a 02/09/2005. A atual Presidente do Sindicato é a Delegada Cinthia Paula de Lima.
Conheça a nova diretoria
I - Diretoria
Presidente: Mozart Manuel Macedo Felix
1º Vice-Presidente: Ibanez Ayres da Silva Neto
2º Vice-Presidente: Maria de Fátima Holanda Cavalcante Ubaldo M Barbosa
1º Secretário: Lorena Josephine P L P C Oyama
2 º Secretário: Suraia Carvalho Vilela
II - Conselho Fiscal
Titulares: 1 – Márcio Girotto Vilela
2 – Guilherme Rocha Martins
3 – Telma Regina Sousa Soares
Suplentes:1 – Raimundo Cláudio de Paula Batista
2 – Luciano Barbosa de Souza Cruz
3 – José Evando Amorim
III - Conselho Deliberativo:
Titulares: 1- Evaldo de Oliveira Gomes
2- Deusiano Amorim
3- Cassiano Ribeiro Oyama
Suplentes:1 – Emerson Francisco de Moura
2 – Cinthia Paula de Lima
3 – Antônia Ferreira dos Santos
VI - Conselho de Ética:
Titulares: 1 – Clecyws Antônio de Castro Alves
2 – Mariângela Ferreria Santos
3 – Wladimir Costa de Oliveira
Suplentes: 1 – Leonardo M. Garrido da Nóbrega
2 – Eliane Machado Pereira
3 – Eduardo Morais Artiaga
VI – Diretoria de Inativos:
Titular: Lindivalva Silva de Aquino Moreira
Suplente: Nelson Tavares Guimarães