Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Vania Machado

Foto: Vania Machado

Com o objetivo de estreitar os laços entre as forças de segurança e a comunidade visando à redução dos índices de criminalidade, especialmente na região sul da Capital, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da Diretoria de Polícia Comunitária, empossou a diretoria executiva do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social (Conseg) do Jardim Aureny IV na noite dessa quarta-feira, 12.

A diretoria foi eleita por aclamação e é composta pelo presidente Renato Souza Almeida Carvalho, pelo vice-presidente Erismar da Silva Santos Araújo, pela secretária-geral Sandra Crystina Chagas Fonseca, pelo 1º secretário Mauro Alves de Melo, 1º tesoureiro Albertino Fernandes e pelo 2º tesoureiro Fábio Umann. Todos foram diplomados e prestaram juramento solene de trabalhar pela paz social e segurança da comunidade.

Representando o secretário Wlademir Mota Oliveira, o secretário-executivo da SSP/TO, Reginaldo de Menezes Brito, reforçou a importância da reestruturação do Conseg. “Hoje é um dia muito importante, pois estamos aqui para formalizar a posse dessa nova diretoria que vem fortalecer e contribuir para que as ações da Segurança possam alcançar ainda mais êxito visando única e exclusivamente a proteção do cidadão. Posso dizer com toda a certeza que essa integração irá render bons frutos, pois onde há parceria entre polícia e comunidade impera a paz social”, disse.

Na ocasião, o diretor de Polícia Comunitária tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa destacou as atribuições do Conseg e sua importância para a formatação de novas estratégias de combate à violência. “Estamos bastante satisfeitos pois conseguimos dar posse a diretoria e agora vamos ter reuniões entre a comunidade e as forças policiais trabalhando projetos de forma integrada. Juntos conseguiremos mais alternativas para prevenir e combater a violência e a incidência de crimes, principalmente no Jardim Aureny IV”, disse o diretor.

A superintendente de Segurança Integrada da SSP/TO, Maria de Fátima Holanda, destacou a relevância do evento. “Trazer o Conselho para essa comunidade, que é atuante, nos enche de orgulho. Com isso conseguimos maior integração e participação da população para que, juntos, possamos restabelecer a paz social, uma vez que isso é de interesse de todos”, disse a superintendente.

O presidente eleito Renato de Souza ratificou a importância do evento e se comprometeu, juntamente com os demais membros, a agir com empenho e dedicação na proposição de ideias que tenham por objetivo aumentar a segurança dos moradores do Jardim Aureny IV. “Acredito firmemente que essa ação vai fazer com que nossa sociedade fique mais segura e possa confiar ainda mais nas ações que serão desenvolvidas”, avaliou.

Parceria

Para o delegado Rodrigo Karlic, titular da 4ª Delegacia de Polícia Civil, que atende o Jardim Aureny IV, a reestruturação do Conseg é fundamental para otimizar o fluxo de informações entre a comunidade e a polícia. “E isso possibilita que a tomada de decisões seja mais assertiva e rápida.  Com a participação da comunidade na proposição de ideias, podemos, por exemplo, organizar de maneira ainda mais eficaz as ações a serem deflagradas”, afirmou.

Também presente ao evento, o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, coronel Denis Dalla, reforçou a necessidade da integração das forças de segurança com a comunidade. “Essa reativação do Conseg é de muita relevância, porque a comunidade mobilizada é capaz de auxiliar as forças de segurança com relação aos problemas existentes. Não existe sociedade sem polícia e nem polícia sem sociedade. Parabenizo a iniciativa e desejo boa sorte à nova diretoria do Conseg”, frisou.

Comunidade comemora

A presidente da Associação dos Moradores do Jardim Aureny IV, Vania Márita, se disse muito feliz com a reativação do Conseg e reafirmou a importância da iniciativa. “Para nós, a reativação do conselho é muito importante, pois essa aproximação e integração da comunidade com as forças de segurança traz mais paz e possibilita que possamos, novamente, estar inseridos no processo de discussão sobre a segurança pública e cuidar dos habitantes do nosso setor, propondo ideias e atuando de maneira firme para assegurar o bem-estar de todos”, destacou.

O presidente eleito Renato Souza ainda pontuou que o conselho será mais uma ferramenta para a proteção da comunidade. “Quero agradecer aos membros das Forças de Segurança Pública que nos receberam com muito carinho e estão aqui atendendo a uma demanda antiga, que é a reativação do nosso Conseg”, destacou.

Participação

O evento ainda contou com a participação de integrantes da Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros, do subdiretor do Sistema Integrado de Operações Policiais, delegado Anderson Casé, outros integrantes da SSP/TO e comunidade.