Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Nesta quinta-feira, 2 de novembro celebra-se o Dia de Finados, também chamado dia dos fiéis defuntos. Na ocasião, a Arquidiocese de Palmas contará com diversas missas para solenizar esta data, com a oportunidade de rezar pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus.

Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1 de novembro era comemorada a solenidade de todos os santos.

O arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, lembra a promessa de ressurreição realizada por Jesus Cristo. “A morte parece, mas não é o fim da vida. É uma parte da vida. A mais dolorida. O fim da vida é a vida eterna. A morte é o mistério central da vida humana. Inevitável. Somente o ser humano tem a consciência da morte como nós a temos, e morre como nós morremos”, esclarece Dom Pedro.

A Igreja sempre celebra aquilo que provém de uma tradição, daquilo que é fruto de uma experiência de fé da comunidade cristã. “A morte é certa. E certa também é a fé na ressurreição. A ressurreição é o ponto final da nossa vida e da nossa fé em Jesus Cristo”, conclui Dom Pedro.

Horários das Celebrações

- Cemitério Jardim da Paz
8h Catedral
9h Arquidiocese de Palmas
10h São Francisco de Assis
11h Seminário Interdiocesano
14h Perpétuo Socorro (Aureny IV)
15h Bom Jesus da Serra
16h e 17h Seminário Interdiocesano

- Cemitério Jardim das Acácias
8h Paróquia Goiânia
9h Coração de Maria
11h Comunidade Semente do Verbo
14h Seminário
15h Nossa Senhora Aparecida
16h Bom Jesus da Serra
17h Catedral

- Cemitério da Região Sul de Palmas
8h Nossa Senhora do Rosário

- Cemitério de Buritirana
16h Nossa Senhora das Mercês

- Cemitério São Miguel – Saída para Porto Nacional
9h e 16h Santo Expedito