Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) participou na manhã deste sábado, dia 11, da reunião do Diretório Estadual do Partido do Trabalhadores (PT), que é presidido pelo deputado José Roberto Forzani (PT). Durante o encontro, Paulo Mourão chamou a atenção para os erros que o partido vem incorrendo nas últimas eleições e para a necessidade da unidade interna do partido para 2018. “Vamos analisar, aonde estivemos errando, [...] e como vamos construir uma candidatura própria?”, indagou.

Segundo Paulo Mourão, o partido precisa quebrar as distensões internas que possam existir, a fim de que com harmonia e apaziguamento, tenha condições de trabalhar a construção de um projeto para o Tocantins, através de candidatura própria. Mourão entende que está na hora do PT buscar aproximação com outros partidos de oposição ao governo para já se pensar na possibilidade de diálogo, “para que o partido não faça acordos mal elaborados, de emergência”, avaliou.

Essas colocações foram feitas diante do convite para que possa encabeçar a pré-candidatura do partido ao governo do Estado. Paulo Mourão afirmou que continua com seu nome à disposição, desde que tenha aprovação do Diretório Estadual, destacando a importância do fim das distensões internas e a conjugação dos partidos políticos apoiadores que darão sustentação a uma candidatura. Ele lembrou que não foi eleito senador em 2000 porque o partido não estava imbuído na sua candidatura.

Ao falar do projeto O Brasil e o Tocantins que o Povo Quer, o petista considerou necessária a caminhada que o partido pretende fazer pelo Estado para que se construa o que chamou de “palanque forte”, com chances reais de concorrer às eleições. Paulo Mourão frisou que o partido tem propostas para o confronto do debate de ideias, enquanto “eles estão muito fortes economicamente”, referindo-se do grupo político que está no poder, embora enfrentem problemas gravíssimos de denúncias.

Além de defender a harmonização do partido e a pluralidade com outros partidos de oposição ao governo, Paulo Mourão defende que o partido discuta o assunto com o diretório nacional, “sem enfrentamento”.

Durante a reunião, vários militantes que fazem parte do diretório estadual fizeram questão de declarar apoio a pré-candidatura de Paulo Mourão ao governo, reforçando seu compromisso com o povo tocantinense e seu preparo intelectual de ideias e projetos para governar o estado do Tocantins. Outro aspecto lembrado pelos filiados foi o fato do deputado manter-se no PT mesmo com todas as situações em que o partido deixou de apoiá-lo.

Manifestação

Na sexta-feira, dia 10, pela manhã, Paulo Mourão prestigiou a manifestação das centrais sindicais, realizada em frente a Caixa Econômica Federal, próximo à Avenida JK, contra a reforma trabalhista e da previdência. “Como se justifica se colocar um trabalhador para arrecadar 49 anos de trabalho para a previdência e, ao mesmo tempo, esse governo irresponsável e corrupto entregou o posto de Carcará da Petrobrás do Pré-Sal simplesmente por R$ 2,5 bilhões para uma empresa holandesa, o barril de petróleo custando menos de dois dólares, como?”, questiona.

 “Como justifica entregar a Petrobrás por decreto, aonde estão os deputados federais e senadores, privatização no Brasil é feita agora por decreto, não passa mais pelo Congresso Nacional”, quis saber o deputado. “Estão entregando a Eletrobrás, a Petrobrás e no próprio decreto estão entregando a empresa que transporta os combustíveis da Petrobrás, é uma vergonha o que está acontecendo, é preciso a cidadania se levantar, se mobilizar independentemente de cor partidária, o interesse é o Brasil, o povo e a nossa nação”, discursou.