Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro  Foram entregues 250 títulos registrados de imóveis para os moradores dos Aurenys Foram entregues 250 títulos registrados de imóveis para os moradores dos Aurenys

Foram entregues pela governadora em exercício, Claudia Lelis, 250 títulos registrados de imóveis para os moradores dos Aurenys, na região sul de Palmas, na manhã desta sexta-feira 17. Os títulos fazem parte do Programa Meu Lote Legal e representam a conquista definitiva da moradia para os beneficiados. 

"O Governo do Estado tem trabalhado muito para o Lote Legal, que é o maior programa de regularização fundiária já visto neste Estado. E tudo está sendo viabilizado sem nenhum custo para o cidadão, para justamente atender a necessidade da população de baixa renda e promover mais dignidade aos moradores", disse a governadora.

Há 21 anos no Aureny III, Bonfim Carvalho da Silva, de 65 anos, auxiliar de serviços gerais, disse que o sentimento é de otimismo. “Você viver a 21 anos num lugar e não ter documento nenhum é muito triste. Hoje estou adquirindo meu documento. Estou cheio de alegria e agradeço ao governador por estar enfrentando essa batalha por nós”, declarou.

Também moradora do Aureny III, desde 1996, a dona de casa Aparecida Bento dos Santos, 57 anos não escondeu a emoção de ter o documento da sua casa. “Com muita luta agora estou conseguindo. Estou muito feliz. Eu tinha fé que Deus ia iluminar uma pessoa pra ajudar a gente e ele fez isso. É um sonho realizado”, comemorou.

Agora com o título definitivo em mãos, os proprietários já fazem planos, como José Ribamar dos Santos, mestre de obras, que mora na Aureny II e desde 2007 espera o título definitivo. “Hoje eu tenho a minha propriedade. Posso fazer financiamento, posso construir o que eu quero porque sei que é minha de verdade”, destacou.

Beneficiados

Essa é a segunda entrega feita pelo Governo do Estado. Em outubro, o governador Marcelo Miranda entregou os 200 primeiros títulos do programa que deve beneficiar, ao todo, 5.765 famílias de 17 quadras da Capital: Arno 31; Arno 32, Arno 33, Arno 41, Arno 43, Arno 44, Arno 61, Arno 71, Arno 72, Arno 73, Arno 112, Arse 122, Aureny I, Aureny II, Aureny III, Aureny IV, e Jardim Taquari T22.

Conforme lembrou o presidente da Companhia Imobiliária do Tocantins (TerraPalmas), Aleandro Lacerda, o título traz segurança jurídica para os proprietários dos imóveis. “A partir de hoje essas famílias são legalmente proprietárias de seu imóvel. E Podem fazer financiamentos e buscar recursos para melhoria em sua unidade habitacional”, ressaltou.

Programa

O Programa Meu Lote Legal foi lançado pelo governador em julho deste ano para garantir aos beneficiários de programas habitacionais ou regularização fundiária de interesse social a isenção de qualquer custo ou taxa para realizar o primeiro registro de seu imóvel.

A ação do Governo do Estado conta com a parceria do Tribunal de Justiça, por meio da Corregedoria de Justiça, e do Cartório de Registro de Imóveis. Está prevista na Lei nº 3.228, de 21 de junho de 2017, aprovada na Assembleia Legislativa.

Titularização 

O processo de convalidação ainda está ocorrendo e as famílias que ainda não tem o título definitivo dos seus imóveis devem procurar a TerraPalmas, munidos de documentação e solicitar a convalidação do título para obter o registro definitivo do seu imóvel. 

Para entrar com o pedido, é preciso apresentar cópias autenticadas do RG e CPF do titular, RG e CPF do cônjuge, certidão de casamento, certidão de casamento com averbação, procuração pública/substabelecimento, documentos pessoais do procurador, comprovante de endereço, boletim de ocorrência em caso de perda ou extravio do título de propriedade.