Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Poder Legislativo realizou na noite desta última terça-feira, 20, uma sessão solene para a entrega do Título Honorífico de Cidadão Gurupiense. Foram 16 pessoas homenageadas, homens e mulheres que contribuíram e que contribuem para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Entre os agraciados com essa honraria estava o senhor Rômulo Leitão Brito.

O autor do pedido do título da homenagem ao Rômulo Brito, foi do vereador Eduardo Fortes (PSDB).

"Fico imensamente agradecido ao vereador Eduardo pelo reconhecimento ao meu trabalho pioneiro, em nossa Gurupi, demonstrado através do título a mim conferido. Espero que lembranças como esta destaquem outros representantes de famílias que aqui chegaram, em décadas passadas", disse Rômulo Brito.

Em Gurupi, Rômulo Brito exerceu três mandatos como vereador: O primeiro no período de 31 de janeiro de 1963 a 31 de dezembro de 1966; o segundo mandato veio logo em seguida de 01 de janeiro de 1967 a 31 de dezembro de 1970 e o por terceiro mandato de 01 de janeiro de 1971 a 31 de dezembro de 1972, totalizando 10 anos de mandato no Legislativo Municipal.

No terceiro e último pleito, foi presidente da Câmara Municipal. Em toda trajetória política deu prioridade às pessoas mais simples e do campo. Em sua chácara, construiu um barraco para receber a todos que vinha das fazendas, local para resolver suas questões na cidade. Seus principais projetos estavam voltados à construção de estradas e pontes na zona rural do município, no sentido de desenvolver a produção agrícola.

Além de defender a área rural, o setor aeroporto teve a sua contribuição para ser criado e aprovado. Já no setor da educação, ajudou na nomeação de vários professores junto ao governo estadual.

“Seu Rômulo Brito gurupiense de coração, principalmente, por ter escolhido Gurupi para morar e para empreender seus negócios, casado com a dona Ana Mariulte Cunha Brito, com quem teve cinco filhos e atualmente com 15 netos e uma bisneta”, conclui Eduardo Fortes.