Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

A partir da segunda-feira, dia 8, até o próximo dia 19, os pais poderão realizar a matrícula dos seus filhos nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino de Araguaína/TO. Este ano serão disponibilizadas 2.400 novas vagas para alunos na Educação Infantil, 2.200 para alunos do Ensino Fundamental e 900 para alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Mais 1.000 vagas serão disponibilizadas para alunos da Reciclarte - Escola de Artes a partir do dia 10.

Para realizar a matricula, os pais precisam ir até a secretaria da unidade de ensino no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, com os documentos necessários para realização da matrícula.

"Todas as unidades de ensino de Araguaína estarão prontas, equipadas e preparadas para receber os novos alunos. O objetivo dessa gestão é continuar oferecendo a melhor educação que o seu filho possa ter", destacou o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira.

A Rede Municipal possui 30 creches e 35 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na zona rural, todas com salas de aula climatizadas.

Escola de Artes

As matrículas dos alunos para a Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino ocorrerão no período de 10 a 19 de janeiro de 2018. "É uma escola diferente, preparada para realizar sonhos, para elucidar a mente criativa dos nossos alunos, na Reciclarte nosso aluno poderá por em prática a arte e o talento que ainda não conhecemos", finalizou Oliveira.

Mais vagas

A previsão da Prefeitura para este ano é entregar até meados do mês de fevereiro mais uma creche, com capacidade para 450 crianças, no Setor Nova Araguaína, e uma escola com capacidade para 400 alunos, no Setor Monte Sinai.

Investimentos

Ao longo de cinco anos, a Prefeitura vem investindo cerca de 40% do orçamento do Município na Educação e dobrou o número de vagas, de 12 para 24 mil. Foram investidos mais de R$ 24,5 milhões, entre recursos federais e municipais, construindo e ampliando creches e escolas.

Foram ampliadas e reformados 18 centros de Educação Infantil e 5 foram reconstruídos. Também foram ampliadas e reformadas seis escolas de Ensino Fundamental. Dez novas unidades foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Ainda estão em construção dez novas escolas e creches.

Nesse período, também foram entregues dois ginásios esportivos e uma quadra de esportes. Todas as unidades do Município possuem ar-condicionado nas salas, inclusive as da zona rural.

Documentação

Para realizar a matrícula, os pais precisam levar os documentos de acordo com o nível do estudante. Para a Educação Infantil são necessários: cópia da Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do documento de Identidade (RG); atestado ou Carteira de Saúde em que conste que a criança está em dia com a vacinação; comprovante de residência; declaração de trabalho da mãe e/ou responsável; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); 1 Foto 3x4; declaração e/ou histórico escolar (para alunos a serem matriculados no 1° e 2° período); ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo;  cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.

Para o Ensino Fundamental: cópia da Certidão de Nascimento; Cópia do CPF; cópia do Documento de Identidade (RG); assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); declaração e/ou histórico escolar; ficha de aproveitamento individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; 1 foto 3x4; cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.

Para Educação de Jovens e Adultos (EJA): cópia da Certidão de Nascimento; cópia do RG e CPF; declaração e/ou histórico escolar; ficha de aproveitamento individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; comprovante do Alistamento Militar (maior de 18 anos, sexo masculino); foto 3x4; declaração de trabalho se for menor de 18 anos; cópia do cartão SUS.

Para a Escola de Artes deverão ser apresentados os seguintes documentos: cópia da Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do Documento de Identidade (RG); assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); declaração e/ou Histórico Escolar; ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; 1 foto 3x4; cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.