Os beneficiários do Programa Quintal Verde, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) foram contemplados em dezembro do ano passado com sementes de milho e feijão e agora vivem a expectativa de colher a primeira safra, prevista para o mês de março.
O agricultor Alvaci Batista da Cruz, morador da Fazenda Pé do Morro, a 12 km de Natividade, é um dos beneficiários. “Plantei feijão e milho seguindo as orientações técnicas do Ruraltins de Navidade. Como está chovendo bem, a lavoura de milho já alcançou altura de 80 cm, a esperança é de uma ótima colheita”, observou o agricultor, destacando que espera colher três toneladas de milho. “Além disso, cultivo ainda mandioca, banana, batata, abóbora, maxixe, melancia e melão. Do plantio retiro o sustento da minha família e aumento a renda vendendo ao programa Compra Direta e feiras livres”, finalizou.
Assim como o agricultor, Alvaci Batista, milhares de famílias também receberam a doação de sementes, segundo o Ruraltins. O Governo do Estado, por meio do Ruraltins, entregou no final do ano passado, 100 toneladas de sementes, selecionadas e certificadas, de milho e feijão caupi, aos agricultores familiares de 103 municípios tocantinenses, cadastrados no programa Quintal Verde. A ação conta com investimentos de R$ 1,2 milhão, fruto de emenda parlamentar, do deputado federal César Halum, com contrapartida do governo, através de um convênio firmado com a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD).
De acordo com a extensionista do Ruraltins, coordenadora do programa, Ana Luiza Lobo, o objetivo é incentivar o plantio de lavouras por meio de aquisição de sementes selecionadas.
“Em dezembro de 2017 recebemos as sementes e doamos aos agricultores. Os que estavam com a terra preparada já plantaram, outros receberam as sementes e estão preparando a terra para iniciar o plantio. Porém, tem alguns que ainda não receberam e a gente pede que procurem o Ruraltins do seu município para serem beneficiados”, disse.
A coordenadora informa ainda que o Quintal Verde conta também com a implantação de hortas, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional das famílias de agricultores familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
“Ainda não entregamos as sementes de hortaliças, pois estamos aguardando a proximidade do período de plantio. O produtor com renda familiar de até quatro salários mínimos, interessado em receber a doação de sementes, deve procurar o escritório do Ruraltins e se cadastrar no programa”, observa Ana Luiza, acrescentando que “com relação ao milho e feijão o objetivo é que esses agricultores formem um banco de sementes para plantio, em todas as safras, aumentando assim a área plantada.