Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A comissão de aprovados no concurso da Polícia Civil fará nesta segunda-feira, às 11h, em frente à Secretaria da Segurança Pública (SSP), um protesto alusivo aos quatro anos de realização do certame.

Na ocasião, em protesto à situação de atraso na convocação dos 156 remanescentes e à falta de um cronograma definitivo por parte do Estado, os aprovados levarão um bolo de aniversário de quatro anos.

Após os parabéns, os manifestantes irão fazer panfletagem na porta da SSP e depois se dirigirão à Assembleia Legislativa do Tocantins também em ato de protesto.

Concurso

O concurso da Polícia Civil foi realizado em 2014 e até o momento ainda restam 156 remanescentes para serem nomeados, sendo 37 para o cargo de perito criminal, 78 para o cargo de escrivão e 41 para delegado de polícia. O certame previa o preenchimento imediato de 397 vagas para esses cargos e o restante para cadastro reserva.

Com a não convocação de todos os aprovados aptos a tomarem posse e devidamente formados pela Academia de Polícia, o concurso se arrasta por quatro anos com nomeações parceladas por parte do governo estadual e sem a publicação de nenhum cronograma que defina quando elas irão acontecer, deixando os candidatos a mercê da boa vontade da administração pública. 

Ao todo, em torno de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase. Já a segunda etapa foi realizada no segundo semestre de 2016, com o curso de formação, o que deu continuidade ao certame, que estava paralisado desde o final do ano de sua realização.