Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em alusão do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor/TO) e a Comissão da Mulher Jornalista da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizam a I Semana das Mulheres Jornalistas do Tocantins, com diversas atividades nos dias 2 e 8 de março, em Palmas. O evento é gratuito e com emissão de certificados. Para se inscrever, acesse o link:  https://goo.gl/forms/JFdRj7hCBSdycmmz1  

A abertura da Semana acontece no dia 2, a partir das 19h, na OAB Tocantins (Sala da ESA), com uma palestra sobre a Reforma da Previdência e os impactos para a mulher jornalista. Já no dia 8, terá uma mesa sobre Mulher e Mídia, na UFT, às 17h, e uma roda de conversa sobre os desafios e perspectivas da profissão, às 19h, com a presença de diversas profissionais do Estado.  (Programação completa abaixo)

“O 8 de Março é um dia simbólico em que mulheres do mundo todo organizam atividades em prol da luta por direitos, pela igualdade de gênero e pelo fim da violência. Para o Sindjor/TO esta é também uma oportunidade de somar forças e promover o debate sobre temas importantes para a mulher jornalista, além de incentivar a formação e o fortalecimento da categoria”, pontuou a diretora do Sindjor/TO e integrante da Comissão de Mulheres da Fenaj, Rose Dayanne Santana. 

São parceiros do evento, os Cursos de Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo da UFT, o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) e a OAB Tocantins. 

Além das atividades organizadas pelo Sindicato, a entidade também está participando da construção do Ato Unificado para o 8 de março, organizado pelos movimentos sociais, coletivos e entidades parcerias, e ainda de ações que acontecem ao longo do dia na UFT, e que estão sendo organizadas por professoras dos Cursos de Jornalismo; Arquitetura e Urbanismo.

Programação

8 de março – Dia Internacional das Mulheres – Sindjor Tocantins

Pelos direitos das mulheres.

02/03/2018

19h: Abertura

19h30: Palestra - A reforma da previdência e os impactos para a mulher jornalista

Palestrante: Christiane de Holanda (Unitins)

Debatedora: Alice Agnes (UFT)

Mediadora: Rose Dayanne Santana (Sindjor/TO)

Local: OAB Tocantins – Sala da ESA

08/03/2018

8h - Pintura de Mural e Plantio de Mudas 

Local: UFT - Hall da Biblioteca

Organização: Curso de Arquitetura e Urbanismo, Laboratório de Paisagem e Terças Feministas

9h – Ato Unificado 8 de Março Tocantins 

Local: Praça dos Girassóis (local a definir) 

Organização: Movimentos Sociais, Coletivos e entidades parceiras

17h: Mesa: Mulher e Mídia

Palestrantes: Cynthia Mara Miranda (UFT), Ana Paula Santos (UFT) e Selma Alecrim (UFT)

19h: Roda de Conversa - A mulher jornalista: desafios e perspectivas

Mediadora: Alessandra Bacelar (Sindjor/TO)

Debatedoras: Graziela Guardiola, Jocyelma Santana, Lauane dos Santos, Maria Cotrim, Núbia Martins, Patrícia Lauris, Roberta Tum.

Local: UFT