Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Para vice-governadora, Tocantins não está em condições de abrir mão dos recursos hídricos

Para vice-governadora, Tocantins não está em condições de abrir mão dos recursos hídricos Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins Para vice-governadora, Tocantins não está em condições de abrir mão dos recursos hídricos Para vice-governadora, Tocantins não está em condições de abrir mão dos recursos hídricos

Em participação no Fórum e Encontro de bacias hidrográficas do Tocantins, na tarde desta última segunda-feira, 26, a vice-governadora Claudia Lelis posicionou-se contrária ao projeto que prevê a transposição do rio Tocantins. O projeto de lei nº 6569/2003 é de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) prevê a interligação das águas do rio Tocantins com o Rio Preto, para assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas.

“Cuidar dos nossos recursos hídricos é uma prioridade na nossa gestão. Tivemos a oportunidade de trazer pela primeira vez, para o Tocantins, o debate sobre esse projeto que tanto tem repercutido e que é de interesse direto da população tocantinense”, afirmou.Para a vice-governadora, são necessários mais estudos sobre o projeto e seus impactos. Ela ressaltou que a dificuldade hídrica também é uma realidade vivenciada no Tocantins, não estando em posição de abrir mão deste tipo de recurso.

“Embora o Tocantins seja privilegiado em recursos hídricos, vários municípios, não só no sudeste do estado, sofrem com a falta de água. Nos solidarizamos com as comunidades nordestinas que sofrem com à estiagem. No entanto, para o governador Marcelo Miranda e para mim enquanto vice-governadora, o interesse do estado e, principalmente, da população tocantinense vem sempre em primeiro lugar”, concluiu.

Debate

Além da vice-governadora, o debate durante o Fórum contou com a presença do autor do projeto, representantes de comitês de bacias hidrográficas, pesquisadores, ongs e ambientalistas.

Fórum Mundial da Água

A programação, que segue até a terça-feira, também engloba da mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece  de 18 a 23 de março em Brasília/DF.