Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins As experiências exitosas da implantação em Pernambuco serão adaptadas para as escolas tocantinenses As experiências exitosas da implantação em Pernambuco serão adaptadas para as escolas tocantinenses

Em busca do aprofundamento sobre as metodologias específicas para o ensino fundamental integral, técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) estão participando, em Recife, capital pernambucana, do Encontro de Formação das Escolas em Tempo Integral de Caruaru. A formação, que teve início em 26 de fevereiro e segue até 2 de março, é ministrada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE Brasil).

Estão representando o Tocantins as técnicas da Gerência de Educação em Tempo Integral, Ana Paula de Sousa Barbosa, Ires Pereira Leitão Alves, Sulavone Aquino Mota Ries e o Especialista em Gestão das Escolas Jovem em Ação, Leandro de Souza Vieira.

As técnicas tocantinenses relatam como o encontro está ajudando a esclarecer pontos relacionados aos novos componentes curriculares da Parte Diversificada e trazendo novos subsídios para orientação e acompanhamento das equipes escolares. “As bases conceituais e a metodologia do programa fortalece a garantia do acesso, atendimento e permanência do aluno na escola com sucesso na aprendizagem”, ressaltou Ires Pereira Leitão Alves.

“A formação está trazendo relevantes esclarecimentos para melhor orientarmos o desenvolvimento da metodologia nas escolas de tempo integral do Tocantins”, completou Sulavone Aquino Mota Ries.

No Tocantins, 12 escolas de ensino médio integral trabalham conforme o modelo pedagógico das Escolas Jovem em Ação. Outras 24 unidades que ofertam as séries finais do ensino fundamental em tempo integral estão aplicando a metodologia do programa, com o foco na gestão dos processos da aprendizagem e na gestão dos resultados.

Ana Paula de Sousa Barbosa destacou que a interação com os educadores do município de Caruaru está sendo enriquecedora. “Essa formação tem nos proporcionado compartilhar experiências entre os técnicos do Tocantins e os profissionais da educação das escolas municipais de Caruaru, ambos passando pelo mesmo processo de implantação do modelo pedagógico, baseado na pedagogia da presença, nas escolas de ensino fundamental”, disse.

"A educação Integral nos ajuda a compreender o estudante de forma interdimensional, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento no nível social e cultural, onde todos são corresponsáveis e trabalham juntos para apoiar os estudantes na construção do seu projeto de vida", enfatizou Leandro de Souza.