Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Daniel Andrade Pódio da Elite com Vander, Marco (e) e Sérgio Pódio da Elite com Vander, Marco (e) e Sérgio

A Copa Tocantins de Ciclismo de Estrada, em sua primeira edição, teve início neste domingo (4/3) com a vitória da Palmas Cycling Team (PCT), equipe palmense criada neste ano. Na etapa inaugural, em um circuito da Avenida Tocantins, no centro da primeira capital do Tocantins, a equipe cruzou em primeiro, com o atleta Vander Praxedes (Motoca) escapado, e em segundo, com Marco Aurélio (Super Mário), que superou o pelotão num sprint emocionante, sem dar chance aos adversários nos metros finais. Sérgio Nazeozeno (Torinha), da equipe 300 e 301 de Gurupi, foi o terceiro. 

Logo após a largada, a equipe atacou com seu atleta Júnio César (o Cowboy) para abrir fuga. Ele foi alcançado pelo pelotão pouco depois, quando Motoca passou acelerado e começou a abrir vantagem sobre o pelotão, que seguiu controlado até o final sem alcançar o campeão da etapa. Vander chegou escapado após 60 minutos, mais uma volta no percurso de 2,2 km, totalizando 42,2 km, em 1:06:59 e 37,8 de velocidade média. No sprint final na chegada do pelotão Super Mário passou Torinha e o jovem Maycon Douglas, de Araguaína. Com a conquista, a equipe PCT soma 18 pontos dos 30 possíveis na etapa (10 para o Motoca e 8 para o Super Mário).

"Com uma semana de trabalho com a equipe o resultado não podia ser melhor, primeiro e segundo colocado no pódio da Elite é animador para muito trabalho que temos pela frente", avalia o treinador da equipe, o português radicado em Palmas, Paulo Couto.

"Os objetivos desta equipa são correr não só no Tocantins, mas também em outras provas prestigiadas no Norte e Centro Oeste do país, de forma que o resultado de hoje é animador para os duros desafios do resto de época", diz. "Agradeço ao presidente do Team, Duílio Matola, e aos patrocinadores pela confiança no meu trabalho e neste grupo fantástico", conclui.

Palmenses

Além da PCT, Palmas está representada na Copa Tocantins pelas equipes Girassol - composta pelos atletas Leandro Salim, Genésio Júnior, Ionaldo Dall e Manfrini Ribeiro-, e atletas avulsos como Bruno Silva, Iury Latorraca e Guilherme Félix, entre outros atletas que treinam na Liga Federados do Bolão (FDB). Participam ainda da copa, as equipes Araguaína, do Norte do Estado e 300 e 301, de Gurupi.

A Copa

A Copa Tocantins ainda terá mais três etapas, em Porto Nacional, Araguaína e na Capital. Cada etapa rende pontos aos cinco primeiros colocados e prêmio em dinheiro aos três melhores da etapa. A pontuação varia de 10 para o 1º, 8 para o 2º; 6 para o 3º; 4 para  o 4º e 2 para o 5º colocado.

Pódios e Pontos da Etapa

Elite Masculina
Vander Praxedes (PCT) - 10
Marco Aurélio (PCT) - 8
Sérgio Nazeozeno (301) - 6

Master
Aurélio Machado - 10
Domingos Filho - 8
Pedro Fernandes - 6

 OpenWillian Júnior - 10
Carlos Eduardo - 8
Eziel Barbosa - 6

FemininoDébora Ferreira - 10
Raquel Lopes - 8
Michelle Ribeiro - 6