Araguaína

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado O familiar deve apresentar o cartão do Bolsa Família e cartão de vacina atualizado em qualquer UBS, no período de 7 às 17 horas O familiar deve apresentar o cartão do Bolsa Família e cartão de vacina atualizado em qualquer UBS, no período de 7 às 17 horas

Beneficiários do Programa Bolsa Família em Araguaína já começaram o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As famílias têm até o dia 30 de junho para atualizar as informações. A ausência resulta na suspensão do repasse. O familiar deve apresentar o cartão do Bolsa Família e cartão de vacina atualizado em qualquer UBS, no período de 7 às 17 horas. Em caso gestação, também é necessário o cartão da gestante.

No Município, oito mil famílias são beneficiadas pelo programa. Dessas, todas que possuem crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos devem realizar o monitoramento. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Simone Leandro Matos, cerca de duas mil famílias tiveram o benefício suspenso por deixar de fazer o acompanhamento junto à Saúde em 2017.

“As famílias têm que cumprir três determinações do Governo Federal: manter atualizado o cadastro de endereço na Assistência Social, frequência escolar na Educação, e acompanhamento de peso, altura e carteira de vacina, além dos nascimentos, na Saúde. Comparecendo nas duas chamadas anuais, uma a cada semestre”, explicou Simone.

Repelentes para Grávidas

O acompanhamento do programa também está sendo utilizado pelos coordenadores para atualização do número de gestantes, que receberão repelentes gratuitamente. Se a grávida ainda não foi à unidade, deverá ir o mais rápido possível, para atualizar os dados e garantir o produto que, após solicitação da Prefeitura, foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS).

O uso de repelentes é para a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zica vírus, dengue e Chikungunya. Com orientação médica, além do repelente, é importante que as grávidas coloquem cortinados nas janelas e fiquem longe de locais que possam ter o foco do mosquito. 

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, tem como principal objetivo transferir renda para famílias em situações de vulnerabilidade social. Para que os beneficiários garantam o recebimento do incentivo, a família cadastrada deve estar ciente da sua responsabilidade na busca de melhorias e condições de saúde e nutrição. Por esse motivo, é importante que as famílias realizem o acompanhamento na UBS mais próxima da sua casa.

Contato

Em caso de dúvida, os beneficiários devem entrar em contato com a Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde.