Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro Programa atende especificamente a projetos agrícolas voltados a criação de pequenos animais e cultivo de culturas como arroz, feijão e mandioca Programa atende especificamente a projetos agrícolas voltados a criação de pequenos animais e cultivo de culturas como arroz, feijão e mandioca

Para dar continuidade das atividades Programa de Fomento as Atividades Produtivas Rurais, uma equipe composta por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) visitam, nesta semana até 4 de abril, as propriedades para prestar assistência técnica “in loco” para o desenvolvimento dos projetos dos agricultores.

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais recebeu recurso através de cooperação técnica no valor de R$ 2,4 milhões para atender 1.200 pequenos produtores em projetos agrícolas no Tocantins. A cooperação foi assinada em novembro de 2017, pela Seagro em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).

Para o andamento dos projetos, técnicos do Ruraltins dispõem de extensionistas rurais para acompanhar na elaboração e execução dos projetos. O programa atende especificamente a projetos agrícolas voltados a criação de pequenos animais (galinhas e porcos), cultivo de culturas como arroz, feijão e mandioca.

De acordo com o gerente de Fomento Produtivo da Agricultura Familiar da Seagro, Diones Pacini Selpuveda, o serviço de assistência técnica e extensão rural têm atuado no sentido de potencializar este segmento por acreditar que o processamento propicia a agregação de valor à produção. “Com isso potencializa também aumento do período de desfrute da produção e comercialização, aumenta a renda e gera novas oportunidades de trabalho no campo, inclusive de apresenta como uma alternativa de fixação do jovem na propriedade e um novo horizonte de trabalho e de profissão”, argumentou.